EMPRÉSTIMO PRA INVESTIR NA FOTOGRAFIA... SERÁ?

Tá precisando de grana e pensando em fazer empréstimo pra investir na fotografia?! Será que essa é uma boa opção?

Quando se começa a trabalhar com fotografia, é comum sempre querer “mais alguma coisa” para melhorar o resultado e o trabalho com o cliente. Mas nem sempre se tem o dinheiro disponível necessário para isso. Normalmente, a primeira alternativa que se pensa para conseguir dinheiro, é no banco. Mas será esse o melhor caminho?

Não deixe o banco ser a primeira opção

Tente começar a conseguir o dinheiro em qualquer outro lugar antes de pedir para um banco ou financeira. Na verdade fuja de qualquer meio que te cobre juros altos (cartão, cheque especial e agiotas, nem pensar, kkkkk). Quando o banco te empresta dinheiro, ele cobra juros sobre isso para lucrar. Isso torna esse dinheiro “caro”. Se você pensa em investir no seu negócio, o ideal é que você pegue um dinheiro “barato”.

Onde conseguir um dinheiro barato?

A primeira opção é tentar conseguir esse dinheiro com o cliente. Por exemplo, fazendo uma ação de prospecção no facebook como uma estratégia de inversão de riscos nos ensaios. Além disso, tente pensar em estratégias que fazem caixa rápido, como a venda extra nos álbuns que você já tem para entregar. 

Se você acha que não tem como conseguir mais dinheiro com o cliente, por não ter alguma estratégia, a segunda opção é tentar com a família. Por quê não pedir emprestado ao pai, mãe ou irmão? Muitas vezes, a família cobra apenas a correção, como se o valor estivesse aplicado na poupança, ou seja, muito barato! Ainda mais se comparado à quantia de juros no empréstimo bancário. Se você tem essa opção, perde a vergonha e pede ajuda!

Se mesmo assim não der certo ou a família não tiver condições, você pode tentar se livrar de algum passivo. Um passivo é aquele bem que você tem e que mais tira dinheiro do que põe na sua estrutura financeira. Por exemplo: você tem um carro com um bom valor,  será que você precisa mesmo desse carro caro? Não seria melhor fazer um bom dinheiro com esse carro vendido e comprar um carro mais barato, que atenda todas as necessidades? Se isso puder ser feito, você vai se livrar do passivo e ainda diminuir os gastos com manutenção e impostos. Outra coisa que também pode acontecer é você ter uma moto para o lazer, então, vende essa moto e investe no teu negócio! Se ela fica estacionada, pode estar fazendo você perder dinheiro (com IPVA, manutenção, seguro, depreciação…).

Então, repense se seus bens são realmente fundamentais. Por vezes, seria melhor se desfazer deles para gerar mais dinheiro e investir no seu negócio, para assim garantir mais entrada de dinheiro com o crescimento da sua empresa, e no futuro, talvez, voltar a ter esses bens, mas com as contas em dia.

E se eu precisar do banco, para conseguir um empréstimo pra investir na fotografia?

Se nenhuma das opções anteriores for possível para a grana necessária, provavelmente você terá que ir ao banco. Mas saiba que é preciso disposição para bater perna e tentar tudo o que for possível para ter a melhor linha de crédito possível (com os menores juros). Primeiramente, saiba que o banco quer tirar dinheiro de você. É assim que ele lucra. Então vá pra rua e analise muitas opções. Possivelmente você achará melhores taxas em bancos cooperativos locais, então não deixe de procurar neles. Enfim, não esqueça que os bancos estatais também possuem linhas de créditos específicas para negócios e que apresentam um custo bem menor que o empréstimo regular.

Quer uma orientação melhor? Busque a ajuda do SEBRAE da tua cidade, pois eles podem ajudar e indicar as melhores opções. Muitas vezes esse serviço é grátis.

Por fim, não se esqueça de ter um plano de negócios! Se você vai tentar conseguir dinheiro no banco, isso é essencial. Mesmo que seja simples, busque descrever bem o que você vai fazer com a grana, qual o motivo para aplicar, onde vai aplicar e como esse investimento vai te ajudar a ganhar mais dinheiro. Lembre-se que é preciso ganhar mais para pagar as parcelas do empréstimo que foi feito.

Organize-se e tenha muito sucesso nos seus negócios!

_______________________

Se você curtiu essa discussão e quer aprender mais sobre fotografia, nos acompanhe nas redes sociais e acesse o fotologia.net, o melhor podcast para fotógrafos, com conteúdo inteiramente gratuito para você!

fb.com/fotologiacast
Twitter.com/fotologiacast
fotologia.net

 

//www.fotologia.net" frameborder="0" allow="autoplay; encrypted-media" allowfullscreen>

Assine: iTunes | Android | RSS

Compartilhe isso:

Envie o seu comentário

Comentários (20)

Últimos Podcasts