Equipamento usado vale a pena

Equipamento usado vale a pena?

SIM, vale a pena! E muito!

No mercado fotográfico, isso é bem comum, já que estamos falando de tecnologia e as pessoas buscam sempre o que é mais novo e tem mais recursos. Por isso, vendem o equipamento antigo para ter acesso a algo novo. E esse equipamento é estragado? Na maioria das vezes, não; são produtos de qualidade, que foram usados, mas que foi vendido pelo motivo já dito. 😛

Comprando usado, você chega a pagar de 30% a 50% menos que o valor do equipamento novo.

Dicas para quem quer fazer bons negócios com equipamento usado:

1 – Câmeras fotográficas

Na maioria das vezes, falaram pra você olhar o número de cliques da câmera. Mas quem é mais experiente sabe que esse não é o único fator determinante para dizer se a câmera está em bom estado. Esse é um indicador importante, mas isso é apenas uma média para a garantia, não que a câmera vai durar essa quantidade cliques. Muitas vezes, algumas câmeras passam dos 100.000 cliques e o dono faz toda a manutenção (troca o obturador e tudo o que for preciso). Então, é importante conhecer o que aconteceu com a câmera. Algumas vezes, a câmera tem poucos cliques, mas era uma câmera muito desgastada por ser de um videomaker.

Sempre câmeras de pessoas da sua região, para que você possa ver o equipamento, principalmente aqui no Brasil. É muito bom dar uma olhada se tem marca de queda e coisas mais bruscas. Dê uma balançada para ver se tem nada solto.  Conhecendo onde comprou, se der algum problema, você sabe onde encontrar o vendedor.

Se é de longe, coisa de mercado livre, pede para vendedor levar o equipamento para alguém que faça a manutenção. Não precisa ser na autorizada do equipamento, mas para ter um laudo de como as coisas estão e ter uma opinião mais consistentes.  Qualquer coisa, você pode falar direto com quem deu a olhada para confirmar do produto.

2 – Lentes fotográficas

Normalmente, as objetivas são feitas para durar, é coisa para uma vida inteira!

As primeiras coisas para ver é se ela tem fungos, sujeira ou algum problema de alinhamento óptico.

Mas também peça para que esse equipamento passe por uma revisão, isso é algo crucial para uma boa compra. E esse processo não é tão caro, já que não precisa ser feito na autorizada. Isso é o mínimo que o vendedor pode fazer para garantir o produto.

Se tá tudo ok, compre e use!

3 – Flashs

Coisas para prestar atenção: se a lâmpada está funcionando, se a cor dela está certa (não ser uma de segunda linha trocada) e se o motor de foco está funcionando direitinho. Esses são testes que você pode fazer, mas a segurança mesmo está no laudo de quem faz a manutenção.

Um vendedor idôneo não vai ter problema em fazer tais processos para realizar uma boa venda. Se é alguém que enrola, pode ser que não seja tão sério e que queira passar a perna.

Coisas para NUNCA comprar usado:

1 – Cartão de memória.

Pode ser um de 128gb baratinho, mas não compre cartão de memória usado. Ele é uma coisa muito importante no processo, ele custa muito pouco para o tamanho do risco do estrago quando dá problema nele. Compre em fontes confiáveis para não ter problema com os que são falsificados. Cuide também para saber a vida útil do seu 😉

2 – Pilha recarregável

Toda pilha tem um ciclo de vida. Normalmente, quando estão vendendo elas, é por já estarem com o ciclo bem desgastado. Então, não adianta ir fundo nisso e é melhor ter sempre nova, de boas marcas e de fontes confiáveis.

3 – Bateria de câmera

Assim como as pilhas, elas possuem um tempo de vida útil e quando tentam vender é por já estar dando problema. Em algumas câmeras da Canon, mostra-se a vida útil, se estiver baixo, não adianta prosseguir que a bateria não vai funcionar.

Depois dessas dicas, chegou a sua hora de comprar equipamentos! De  acordo om cada objeto, tome as medidas aceitáveis e faça um bom negócio!

_______________________

Se você curtiu essa discussão e quer aprender mais sobre fotografia, nos acompanhe nas redes sociais e acesse ao fotologia.net, o melhor podcast para fotógrafos com conteúdo inteiramente gratuito para você!

fb.com/fotologiacast
Twitter.com/fotologiacast
fotologia.net

vídeo sobre o assunto:

Assine: iTunes | Android | RSS

Compartilhe isso:

Envie o seu comentário

Últimos Podcasts