Escute o problema do cliente - Dica de vendas

O cliente tá nem aí para a solução que você entrega, o que ele quer mesmo é falar do problema dele. Mais uma dica de vendas para fotógrafos que vai te ajudar!

Como assim falar de problemas?

A maioria dos vendedores sempre pensa que para fazer uma boa venda é preciso falar das soluções que aquele produto ou serviço levará até o cliente. E, muitas vezes, nós fotógrafos, ficamos falando o quão incrível é o nosso produto e a nossa empresa.

Hoje em dia, o cliente está muito mais informado e entendido dos assuntos. O cliente não quer mais saber da solução do vendedor, nem quer saber que você é o melhor de todos. Afinal, as coisas estão muito parecidas e tem muita coisa boa por aí. Basicamente, quando o cliente vai conversar, o que ele quer é que seja tratado dos problemas dele, do que dói nele. Essas são as coisas que incomodam o cliente.

Um casal de noivos

Por exemplo, você vai atender um casal de noivos. No lugar de ficar falando quantos prêmios você tem ou da qualidade do teu equipamento, fala sobre coisas que são importantes pra o casal. Provavelmente, a noiva está ansiosa escolhendo os fornecedores do casamento e está preocupada em quem confiar. Então, você pode falar sobre essas coisas. Mostre que você será alguém que vai tirar essa “ansiedade” e que ela pode confiar. Exponha o seu trabalho voltado para o que os clientes estão sentindo. Isso vale para gestante, para formandos, para tudo!

A gestante e sua família

Pense além, faça ensaio de gestante e pense no marido, na futura avó ou até mesmo nas tias que vão acompanhando ela. Não fale só do álbum, do poster e dos produtos; mas compartilhe a sua mensagem e trabalhe para que tenha um resultado com um valor emocional. Também fale das ansiedades da gestante, chame o bebê pelo nome, pergunte sobre os problemas dela. Mostre que você se importa com ela! Assim, você pode oferecer um produto que é uma solução. Se ela está montando o quartinho, você pode oferecer a melhor peça de decoração de todas: a foto da filha. Quando você se envolve com os problemas do cliente, a solução que você oferecer terá muito mais sentido. Primeiramente, pense nas pessoas, esse é mais um super dica de vendas!

Enfim, pare de falar de ti! Fale das pessoas, dos problemas dela. Assim você vai ser “o cara” e será muito indicado. Isso não é conversa de boca pra fora, mas essa dica de vendas foi testada por fotógrafos de todo o Brasil e tido muito resultado!

_______________________

Se você curtiu essa discussão e quer aprender mais sobre fotografia, nos acompanhe nas redes sociais e acesse ao fotologia.net, o melhor podcast para fotógrafos com conteúdo inteiramente gratuito para você!

fb.com/fotologiacast
Twitter.com/fotologiacast
fotologia.net

//www.fotologia.net" frameborder="0" allow="autoplay; encrypted-media" allowfullscreen>

Assine: iTunes | Android | RSS

Compartilhe isso:

Envie o seu comentário

Últimos Podcasts