Chegou a hora da segunda fase da estratégia comercial, vamos falar efetivamente sobre a venda! Seguindo o que já falamos antes sobre a prospecção.

Estratégia comercial – quando começa a venda?

Tem muita gente que pensa que a venda é apenas a hora de fechar o contrato, mas esse é apenas um dos momentos da venda. Antes de sentar para conversar com um cliente, seja para ensaio ou casamento, é importante você ter um roteiro formatado sobre o que será abordado na reunião. Desse modo, você pode ter construído bons argumentos para as histórias certas.

Ao começar a conversar com o cliente, é importante deixar claro sobre como funciona o teu trabalho, o que te motiva e tuas habilidades.

Não precisa ficar preocupado se aparentemente é muita coisa para fazer. Nós temos muitos materiais para te ajudar, como a Semana do Fotógrafo Vendedor. Fique de olho!

O segredo da venda extra

Além da reunião de atendimento, há diversos passos que precisam ser percorridos para efetivar uma venda. Um dos momentos mais importantes é o planejamento da entrega do material (terceira fase da estratégia comercial). Por exemplo, você fotografou um casamento e sabe a quantidade de fotos e álbuns que foi contratado pelo casal. Sobretudo, esse é um momento para fazer vendas extras!

Se você planejar bem, já poderia enviar alguns produtos a mais para despertar o desejo dos clientes. Se ele contratou apenas os arquivos digitais, que tal enviar uma diagramação de um álbum? Ou a ideia de um álbum com mais páginas? Além disso tudo, você pode fazer sugestões! Ideias como sugerir uma ampliação para a casa dos recém-casados.

Seja a solução!

Fazer venda é entregar solução. Seja criativo. Não se limite em pensar que tudo que pode ser oferecido já está no contrato. Assim como não limite o quanto um cliente pode gastar contigo.

Afinal, é muito mais simples e barato conseguir fazer uma venda extra do que captar um novo cliente. Busque novos clientes, mas é preciso trabalhar o cliente que você já tem, é esse que espera que você ofereça mais produtos. Pense em tudo que a fotografia pode servir, pense nela como um item que pode decorar infinitos lugares!

O segredo da venda é oferecer. Você é o especialista. Demonstre o valor de cada coisa. Tenha propriedade ao explicar o motivo de ter um álbum bacana, com mais páginas e com um material melhor. Sobre os álbuns, tenha argumentos convictos! Fale como é importante a facilidade para mostrar as pessoas, além da beleza e a atemporalidade de quando o álbum é limpo e bem feito.

A hora de oferecer é depois de fechar o contrato e antes de entregar ao cliente. Pense no que a fotografia serve e invista nisso. Não se limite apenas ao arquivo digital. É boa a existência deles, mas é muito melhor quando se tem para manusear e mostrar.

Imprima, venda álbum, porta-retratos, o que for possível. Crie produtos que resolvam problemas e faça ofertas valiosas.

Não se esqueça:

Primeiramente, monte a sua estratégia comercial, tenha o discurso de venda bem afiado e decole!

_______________________

Se você curtiu essa discussão e quer aprender mais sobre fotografia, nos acompanhe nas redes sociais e acesse ao fotologia.net, o melhor podcast para fotógrafos com conteúdo inteiramente gratuito para você!

fb.com/fotologiacast
Twitter.com/fotologiacast
fotologia.net