Existe método para arte? - #002 Vlog

Existe método para arte?

Hoje quero trazer uma reflexão sobre método e arte.

 

Método para arte

Método para arte

Será mesmo que essa história de que “não existe receita para a fotografia” e “não existe método para criar arte” é verdadeira? Acho interessante pensar que se Leonardo da Vinci não conhecesse a técnica do “sfumato” nunca teria pintado a Monalisa (pelo menos não naquele formato), ou seja, existia um método para se realizar aquela obra.

Particularmente penso que isso também se aplica à fotografia, especialmente, quando se trata de negócios no mundo da foto. Talvez você não saiba, mas eu sou faixa preta na “arte” marcial do Jiu-Jitsu (arte sacou a referência?). Dentro do Jiu-Jitsu existe uma metodologia que onde você aprende previamente as técnicas e depois as aplica durante os “rolas” (como os praticantes chamam o ato de treinar). É interessante perceber como, às vezes, uma pessoa de 60 quilos pode manter sob controle outra com mais de 100 simplesmente fazendo o bom uso dessas técnicas. Em paralelo eu acredito, de verdade, que isso é replicável dentro da fotografia.

Existem técnicas sim! Existem métodos sim, e existe receita sim! Existe uma receita da qual você pode partir para realizar uma foto. É mais ou menos como fazer pudim, toda a avó sabe fazer pudim certo? Todas elas partem da mesma receita porém, cada avó tem o toque especial que torna seu pudim o legítimo “pudim da Vó Luisa” ou “pudim da Vó Maria”.

Eu vejo o método como grande amigo da produtividade que é irmã da criatividade e, para mim, a produtividade e a criatividade andam juntas. A única forma de ser criativo, trabalhar com a mente aberta e limpa é trabalhando melhor (realizando mais coisas em menos tempo) o que, consequentemente, libera mais tempo para criar. Um bom método fará com que você libere tempo e oriente sua mente para ser mais criativa.

Então a dica é: Persiga um método para ser mais produtivo e automaticamente se tornar mais criativo.


Veja em vídeo:

Você já nos segue no face?
https://www.facebook.com/fotologiacast

e no youtube?
https://www.youtube.com/fotologiavlog

Um abraço

Eduardo Vanassi

 

 

Assine: iTunes | Android | RSS

Compartilhe isso:

Envie o seu comentário

Últimos Podcasts