FAZENDA - Matriz BCG para Fotógrafos

Não deixe de alimentar a sua vaquinha! Aprenda a Matriz BCG para fotógrafos, um conselho que vai te ajudar a desenvolver o teu negócio com foto! 

A matriz BCG é uma ferramenta da administração clássica para compreender como está funcionando o negócio. Para você entender melhor, segue a ilustração:

A vaca leiteira, o abacaxi, o questionamento e a estrela são elementos que caracterizam os tipos de produtos de uma empresa. Desse modo, todos os produtos de uma empresa ficam encaixados em algum dos quadrantes.

Matriz BCG para fotógrafos:

Agora, vamos dar uma adaptada para aplicar isso da melhor forma possível!

Na esquerda, tem o nível de vontade para fazer algo. Isso mostra o quanto  de disposição existe para fazer, seja fotografia de casamento, família ou pet. Já na parte superior, tem o tanto de dinheiro ganho.

Então, vamos supor que o Manoel Neto traçou a meta de fazer fotografias para empresários em 2019, que é o que ele realmente ama fazer! Entretanto, ele não sabe como funciona  financeiramente e o quanto vai ganhar fazendo retratos de profissionais. Como Manoel Neto tem muita empolgação para fazer, essa categoria vai ficar enquadrada comoem questionamento”.

O Manoel sempre trabalhou com fotografias de formatura e também sempre ganhou bem com isso, mas cansou desse segmento após 5 anos. Nesse caso, a fotografia de formatura se encaixaria na vaca leiteira. Infelizmente, o Manoel está tão pilhado com esse segmento que nem se importa mais e o que ele quer mesmo é focar nas fotografias de empresa.

O que aconteceu?

Manoel só ficou fazendo formaturas em que alguém se lembrasse dele e o chamasse, mas não se importou em dar continuidade nesse segmento. Isso significa que a vaquinha leiteira deixou de ser alimentada e isso é um problema. Se o projeto de fotografias empresariais der certo, ótimo, ele se tornará uma estrela! Mas se não der certo, o que vai acontecer?!

Enfim, não deixe de alimentar a vaquinha até ter dinheiro para contratar um leiteiro. Se a fotografia de formatura é o que dá dinheiro, o ideal é continuar investindo nisso enquanto que o novo projeto começa a dar os primeiros passos. Não deixe de fazer o que te traz dinheiro de fato! Além disso, coloque sempre os seus produtos na Matriz BCG para fotógrafos, isso vai te ajudar a compreender melhor o teu negócio.

_______________________

Se você curtiu essa discussão e quer aprender mais sobre fotografia, nos acompanhe nas redes sociais e acesse ao fotologia.net, o melhor podcast para fotógrafos com conteúdo inteiramente gratuito para você!

fb.com/fotologiacast

instagram.com/fotologiacast

Twitter.com/fotologiacast

fotologia.net

vídeo sobre o assunto:

//www.fotologia.net" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen>

Assine: iTunes | Android | RSS

Compartilhe isso:

Envie o seu comentário

Últimos Podcasts