Foco no problema, talvez esse seja o caminho para você tomar decisões melhores!

Queremos discutir aqui sobre ter o foco no problema e não na solução, pois é, essa pode ser a chave para solucionar muita coisa.

Na nossa cultura empresarial, sempre falam sobre focar na solução e isso acontece porque a maioria das pessoas têm o costume de ficar apenas reclamando, resmungando das situações. Assim, prefere-se focar na primeira solução que aparece e resolver o que der.

Como ter soluções mais inteligentes

Para ter a melhor solução é preciso ter foco no problema. Desse modo, você analisa a situação criticamente até encontrar a raiz do problema e não as consequências que ele causa.

No contexto empresarial, muitas vezes, estamos preocupados com as consequências de um problema e não com a raiz dele. Por exemplo, teve uma época em que o pessoal do estúdio do Gustavo começou a reclamar sobre a demora para enviar os álbuns para a impressão por causa da internet. Na necessidade de uma solução rápida, começaram a salvar os álbuns num pen drive e o pessoal do laboratório passaria por lá para buscar o material para copiar as fotos e isso, supostamente, resolveria o problema. Entretanto, isso aumentou bem mais o prazo de entrega para os clientes. O cliente final não estava gostando disso e a situação do prazo mais longo estava fazendo com que o valor dado ao produto fosse caindo.

Imediatamente, o uso dos pen drives era uma “solução” para o problema, mas isso acarretou em muitos outros e bem maiores. Para encontrar a melhor solução foi preciso se debruçar sobre o problema para encontrar a sua raiz, que não era internet, mas o tamanho dos arquivos que estavam grandes demais. Os álbuns estavam sendo gerados em PSDs, que são arquivos gigantescos e qualquer álbum já ficava pesado para enviar. A partir do momento que observaram o problema, corrigiram o formato do envio para JPEG e resolveram a situação.

Tenha foco no problema!

Isso não é sobre resmungar, mas olhar com carinho e atenção e encontrar:

  1. A real origem do problema
  2. Quais são elementos que influenciam o problema
  3. Quais as coisas que ele está causando

Tenha tempo para seus problemas, assim seus resultados serão bem melhores.

Tem uma história que falam por aí que é a seguinte:

Perguntam para um cientista o que ele faria para salvar o mundo de uma catástrofe se tivesse apenas 1 minuto. E ele disse que passaria 50 segundos pensando no problema e 10 segundos aplicando. Então, reflita sobre isso e encontre as melhores soluções!

_

Quer aprender mais sobre diagramação de álbuns?! Dá uma olhada nesse guia para criação de um álbum fotográfico perfeito!

_______________________

Se você curtiu essa discussão e quer aprender mais sobre fotografia, nos acompanhe nas redes sociais e acesse ao fotologia.net, o melhor podcast para fotógrafos com conteúdo inteiramente gratuito para você!

fb.com/fotologiacast
Twitter.com/fotologiacast
fotologia.net