FOTO DIRIGIDA VS. FOTO ESPONTÂNEA - Devemos interferir nos eventos?

No início da minha carreira, eu pensava que não deveria interferir em nada do que acontecia nos casamentos. Sendo que, ao longo do tempo, eu comecei a pensar diferente sobre fotos dirigidas e pousadas.

Boa parte disse mudou quando eu comecei a estudar com várias referências que eu tinha. Eu conseguia pegar bons momentos, mas não com os noivos tão bem posicionados como nas fotos do pessoal que eu admirava. Por isso, eu me questionava como que esses caras conseguiam estar sempre nos lugares certos (com luz perfeita e fundo neutro) e ainda com as expressões dos momentos mais incríveis.

Quando eu comecei a fazer os treinamentos, descobri um outro conceito de fotografia de eventos. Isso é algo algo que eu achei bacana e comecei a usar na minha fotografia, mas quem discordar pode fazer como preferir.

Como o fotógrafo pode interferir nos eventos?

Os clientes têm uma idealização dos momentos importantes e das fotos de cada um deles. Por exemplo, uma noiva que recebe uma carta do pai no momento do making-of pode estar no lugar ideal para uma boa foto ou não. Se tudo depender apenas das circunstâncias, é bem provável que essa noiva leia a carta no ambiente escuro com bagunça e um extintor de fundo.

Mas, se você for um fotógrafo que faz reunião e se comunica com a cerimonialista, vai saber da entrega da carta com antecipação. Desse modo, pode sugerir e combinar com o salão para colocar a noiva no lugar ideal para esse momento. O fotógrafo pode ir conversando que vai fazer apenas uma foto naquele local e o cerimonial ir e entregar a carta do pai com a noiva posicionada no melhor lugar para as fotos. A noiva vai ter a mesma emoção e o momento vai ser lindo independente do lugar, mas as fotos serão muito mais bonitas!

Na minha visão, eu vi que isso fazia sentido porque as fotos ficavam mais bonitas e os noivos gostavam ainda mais! Consequentemente, mais fotos iam para o álbum e as vendas também eram melhores. Essa mudança fez com que tanto eu como os clientes saíssem mais satisfeitos.

Isso é algo que eu compreendi quando eu casei. Por isso, se você não passou pela experiência de casar, converse com amigas suas que foram noivas para entender melhor. Muitas desejariam que alguns momentos tivessem sido fotografados em lugares diferentes, como nas fotos dos brindes ou corte de bolo (com alguma luz ruim da decoração invadindo).

Os noivos pagam um fotógrafo para ter um trabalho incrível! Se algo tá ruim, faça melhorar. Afinal, os fotógrafos são os especialistas. Não dá para esperar que os noivos saibam muita coisa sobre isso.

O que o Eduardo pensa sobre foto dirigida vs. foto espontânea

A questão de interferir no evento tem muito a ver com a personalidade do fotógrafo. Tem gente que tem mais vergonha para mudar alguma situação, enquanto outros fotógrafos conseguem se envolver mais.

Sobretudo, os noivos também criam expectativas nas fotos pelos casamentos que eles foram e pelas fotos de outros casamentos. Entretanto, nem todo casamento tem uma balada incrível ou uma cerimônia muito emocionante. E é claro que o fotógrafo não tem como interferir tanto nisso. Mas, em momentos mais descontraídos como na balada, o fotógrafo pode chegar perto do padrinho mais doido e comentar que ninguém ainda jogou o noivo pra cima. Isso faz com que todo mundo fique feliz porque, geralmente, os noivos gostam que a festa seja animada.

Para saber como interferir nos eventos e conseguir melhores fotos espontâneas é preciso conhecer bem o casal fotografado. Por isso é tão importante a reunião perto do casamento e conhecer eles. Enfim, interferir é positivo dependendo do modo que é feito.

_______________________

Se você curtiu essa discussão e quer aprender mais sobre fotografia, nos acompanhe nas redes sociais e navegue no nosso site. Esse é o melhor podcast para fotógrafos e com conteúdo inteiramente gratuito para você!

Facebook | Instagram | Twitter

vídeo sobre o assunto:

//www.fotologia.net" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen>

Assine: iTunes | Android | RSS

Compartilhe isso:

Envie o seu comentário

Últimos Podcasts