FOTO REAL OU MANIPULADA - Vale tudo pra ganhar prêmio na fotografia?

Será que pra ganhar prêmio na fotografia pode fazer de tudo? Vale fazer manipulação ou qualquer tipo de tratamento? Ou e02xiste algum limite?

Esse é um assunto complexo e que sempre dá o que falar. A manipulação em fotos é um assunto com a mesma zona incerta de quando se fala do uso de anabolizantes por atletas. Teoricamente, é algo que não acontece. Entretanto, na realidade, praticamente todo mundo faz uso em algum  grau.

Pode manipular para ganhar prêmio na fotografia?

Os conceitos de manipulação e edição são indefinidos e dependem do parâmetro de quem julga. Isso acontece porque não existe um critério claro e delimitante e só dependem da opinião de alguns profissionais. Remover um pequeno extintor numa foto é categorizado como manipulação? E juntar 6 fotos para criar uma?!

Além dos limites frágeis, o Photoshop é um programa avançado e que, se souber mexer bem, nem o próprio pessoal da Adobe seria capaz de dizer o que foi feito na imagem. Então, eu acho que é um pouco de hipocrisia que alguns concursos não aceitem fotos editadas. Eu sou bastante liberal quanto ao assunto, por isso acredito que os concursos não deveriam ter qualquer tipo de restrições quanto a manipulação. Além do mais, não existe como avaliar e provar. Mesmo com a possibilidade do raw como “prova” de que a imagem não foi manipulado, isso é algo inviável para concursos que recebem sempre 10.000 fotos ou mais por edição!

Enfim, eu acredito que você pode utilizar as ferramentas de forma saudável. Portanto, jamais se torne um escravo do photoshop. Afinal, a manipulação não pode ser mais importante que a fotografia se o que você gosta é de fotografar! E ganhar prêmio na fotografia não é tudo

_______________________

Se você curtiu essa discussão e quer aprender mais sobre fotografia, nos acompanhe nas redes sociais e navegue no nosso site. Esse é o melhor podcast para fotógrafos e com conteúdo inteiramente gratuito para você!

Facebook | Instagram | Twitter

vídeo sobre o assunto:

//www.fotologia.net" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen>

Assine: iTunes | Android | RSS

Compartilhe isso:

Envie o seu comentário

Últimos Podcasts