FOTÓGRAFO AÇOUGUEIRO - Qual é o valor da tua fotografia?

A grande verdade é que o teu cliente jamais irá te valorizar até que você mesmo entenda o valor da tua fotografia.

Você deve amar fotografar, editar os ensaios e entregar aquela foto sensacional! Afinal, você é fotógrafo! Sendo que é muito perigoso quando o trabalho se torna repetitivo ao ponto saquele quinquagésimo cliente ser apenas mais um para fotografar as poses de sempre, editar, tratar e entregar.

Você sabe o valor da tua fotografia?

Quando, para você, um cliente que chega é apenas “mais um trabalho”; as chances de que o resultado seja muito parecido com o de qualquer outro concorrente são enormes! Isso não é sobre qualidade de foto ou produção. Mas se você vende apenas “uma foto”, qualquer um pode fazer.

Você é um fotógrafo açougueiro?

Pensa só num açougueiro, a carne que ele vende é apenas mais um pedaço de carne. Além disso, tanta faz qual o lugar que foi comprado e quem estava vendendo.

Mas, para o cliente, aquele pedaço de carne qualquer é o churrasco do final de semana ou um bom momento com os amigos e a família. Quem compra uma carne pra um churrasco tem uma expectativa naquilo, porém tanto faz para o açougueiro.  

Existem muitos fotógrafos que enxergam as fotos como um pedaço de carne qualquer. Isso é muito perigoso porque o fotógrafo que não sente que tem um trabalho diferente se iguala a toda a concorrência. Desse modo, não importa mais a singularidade do trabalho, apenas o preço. Por isso, se você mesmo não começar a valorizar o que faz; é complicado querer que o cliente encontre valor na sua fotografia.

Uma foto (apenas uma) que você entrega para uma gestante, você sabe qual o valor que tem?

Esse é o momento mais emocionante na vida de uma mulher! A sessão para essa gestante é um momento de grande expectativa. E a fotografia é o modo de guardar essa fase tão precioso e único. A pessoa que tem a oportunidade e a responsabilidade de contar e guardar essa história é você! 

Da mesma forma, a fotografia é valiosa para um casal que está surgindo, para um bebê nascendo e irmãos que estão crescendo. Esses momentos são muito importantes para as pessoas, de uma forma que é impossível descrever. Por isso é importante você refletir sobre como você vê as histórias dos clientes.

Jamais se permita ir para uma sessão pensando nas fotos da mesma forma que o açougueiro pensa na carne. Sem você entender isso, você nunca conseguirá fazer com que o cliente te valorize e muito menos subir o preço dos produtos.

Ao compreender o que o cliente espera e as expectativas dele, você atravessa para o outro lado da margem. Você deixa de ser um fotografo qualquer que vende “foto” para ser alguém precioso! Esse é o caminho para sair da guerra de preços para um trabalho com valor!

Quando você consegue ter valor, o negócio dispara! Não é só “mais um pedaço de carne”, nem “mais uma foto” para um cliente. Repense no que você vê no seu trabalho e comece a enxergar o valor da tua fotografia.

_______________________

Se você curtiu essa discussão e quer aprender mais sobre fotografia, nos acompanhe nas redes sociais e navegue no nosso site. Esse é o melhor podcast para fotógrafos e com conteúdo inteiramente gratuito para você!

Facebook | Instagram | Twitter

vídeo sobre o assunto:

//www.fotologia.net" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen>

Assine: iTunes | Android | RSS

Compartilhe isso:

Envie o seu comentário

Últimos Podcasts