Fotógrafo, aprenda outra profissão!

É fotógrafo?! Pois é, está chegando a hora de você aprender uma outra profissão!

Como assim?! Outra profissão?!

Você já deve ter percebido que só ser fotógrafo não dá mais. O mercado está chegando num nível em que só saber de abertura, lente, fotometria e enquadramento não é suficiente.

O cara do vídeo

Você deve ter percebido que muitas outras profissões estão passando na sua frente. Já viu aquele seu colega do vídeo que está filmando com câmeras fotográficas?! E ele ainda buscar novos ângulos, cenas e várias outras coisas que precisam ter conhecimento de fotografia, sem falar em todo o range de luz que ele teve que aprender a montar pra fazer as cenas que gosta.

Então, aquela cara que só vivia de vídeo também é fotógrafo e iluminador. Portanto, o cara do vídeo além de ser fotógrafo tem mais duas outras profissões, que talvez você não tenha.

A maquiadora

Além deles, sabe aquela sua amiga maquiadora?! Ela já tem seu perfil profissional com fotos bem bacanas das noivas, além disso está investindo bastante em iluminação. Muitas vezes, retratos até melhores do que muitos fotógrafos. Ou seja, mais alguém com mais profissões e mais habilidades. Desse modo, não é muito difícil perceber que ela pode até ser vista como uma fotógrafa que também maquia!

Qual teu diferencial?!

Se você acha que a habilidade técnica é um grande diferencial, pode ter certeza que esse é um barco furado. Cada vez mais, a habilidade técnica vem sendo menos exigida dentro do nosso mercado. As câmeras estão se tornando bem mais simples de mexer e ainda têm os bons celulares que, provavelmente, estão entrando no jogo.

Pois o que as pessoas querem é foto boa. E o teu cliente pode conseguir isso de diversas outras maneiras. O cliente não quer toda a tua habilidade. Toda via, se você tem um equipamento que te ajuda, isso é algo que o teu cliente valoriza.

Veja só, a galera passa 5 anos imerso numa faculdade aprendendo algo que, provavelmente, quando terminar o curso, estará defasado. Imagina isso na tua fotografia, o que você sabe hoje sobre fotografia vai ser insuficiente em menos de cinco anos. Tudo está evoluindo muito rápido.

Está na hora de aprender novas profissões!

Se você é fotógrafo, sobretudo, trate de aprender a vender, a se relacionar, a se comunicar. Procure cursos de marketing e outras coisas que vão te auxiliar no teu trabalho como fotógrafo.

E, quem sabe, talvez começar a pegar alguns frames de vídeo e decolar na frente da galera do vídeo que está aprendendo sobre fotografia.

Se você acha que estamos exagerando, essa é uma verdade que já é real. Não é algo do futuro. Para se sustentar no mercado, esse é o caminho. E você é o único responsável por realizar teus sonhos nesse mundo.

Enfim, tire a bunda da cadeira e parte pra ação!

Obs: clique nesse link pare revolucionar teu trabalho 😀

_______________________

Se você curtiu essa discussão e quer aprender mais sobre fotografia, nos acompanhe nas redes sociais e acesse ao fotologia.net, o melhor podcast para fotógrafos com conteúdo inteiramente gratuito para você!

fb.com/fotologiacast

instagram.com/fotologiacast
Twitter.com/fotologiacast
fotologia.net

vídeo sobre o assunto:

Assine: iTunes | Android | RSS

Compartilhe isso:

Envie o seu comentário

Últimos Podcasts