Tem trabalho para colocar em dia?! Saiba como ser um fotógrafo mais produtivo.

Essas dicas vieram a partir de uma pesquisa feita pelo Gobatto sobre conseguir ter produtividade. Sabe aquela sensação de que o dia não tem horas suficientes? Ou que é preciso “um pouco mais” para conseguir resolver tudo? Então, é isso que vamos te ensinar a resolver! Vamos lá? 😀

Antes de tudo

Admita que você não está sendo produtivo. Esse é o primeiro passo para conseguir mudar. Esteja consciente que é irresponsabilidade, como fotógrafo, deixar trabalho atrasado. Prazo é algo que você definiu, então não tem desculpa para atrasar. É o mínimo que você precisa fazer pelo teu cliente. Se você reconhece isso, continua com a gente que vamos te dar a sacada para mudar isso.

Não toque duas vezes na mesma coisa

Se você for responder os seus e-mails, não deixe os “mais complicados para depois”. Quando você abre o e-mail, lê e entende; a diferença seria só de uns 2 minutos para responder e finalizar a atividade. O tempo necessário para começar a tarefa já foi gasto, por isso não vale a pena desperdiçar o tempo novamente depois. Não encoste duas vezes naquele mesmo e-mail, nem tente ir fazer outra coisa; começou, termine.

Começou editar foto? Vá até o fim!

Já contou quantas vezes você para no meio de um trabalho de edição para fazer outras coisas? Quantas vezes parou para olhar e-mail ou mensagem que chegou no celular? Além disso, quando se abre o whatsapp para ver uma mensagem, é questão de segundos para começar a olhar o Instagram e ficar vendo vídeo de cachorro bonitinho ou de comida. Quando você menos esperar, já passou meia hora nisso!

Essas interrupções vão acontecendo ao longo de todo o dia. E, quando o dia termina, a realidade é que nem as fotos foram editadas, nem os e-mails respondidos e ainda falta um monte de mensagem para responder D: Afinal, nada foi feito direito!

Pensa só, o que é mais fácil: jogar uma bolinha pra cima e pegar ou jogar as 30 de uma vez e tentar pegar todas? A lógica do cérebro é a mesma. Portanto, fique só com uma bolinha até terminar e depois você pega outra. Se você for editar foto, pegue o seu celular e coloque ele bem longe, desative as notificações da tua tela e tire todas as distrações. Faça o que for preciso para ter um fluxo de trabalho legal e passar o máximo de tempo possível focado. Cada pessoas tem um tempo específico que consegue focar numa mesma atividade sem distrair, mas tente manter o foco sempre, nem que seja por 20 minutos!

Como editar um casamento

Editar um casamento é um trabalho extenso, então divida ele em atividades menores. Por exemplo, comece pelo making-of da noiva e vá até o fim nele, não pare pela metade. Não tente fazer tudo ao mesmo tempo, foque em apenas uma coisa. Só pare quando concluir a tarefa que você mesmo criou. Desse modo, o seu dia vai se tornar muito mais produtivo!

Eu não tenho tempo, a minha vida é muito corrida

Uma das coisas que mais ouvimos é que a galera não tem tempo para estudar, nem pra ver as aulas do Vitamina V e muito menos para ouvir o Fotologia. Mas a realidade é que só não tem tempo quem não quer! Todo mundo tem as mesmas 24h por dia. ¯_(ツ)_/¯ Até Bill Gates tem apenas 24h por dia. As pessoas de grande produtividade fazem valer cada segundo do dia. Ou você acha que essa galera fica se distraindo com Instagram?

Se você discorda do que estamos falando, baixe o aplicativo chamado Quality Time. Esse aplicativo te ajuda a mapear o teu gasto de tempo no celular. E, acredite, você vai se surpreender com o tanto de tempo que você passa no Whatsapp, Instagram e Netflix. Tem vezes que você perde mais de 1 dia por semana somente nessas redes! Então, imagina se você gastasse esse dia por semana lendo um livro, ouvindo o Fotologia ou aprendendo sobre foto. Se você fizesse isso, com certeza se tornaria mestre no que fosse estudar. Mude o seu jeito de pensar e vamos entrar nessa era da produtividade maluca. Vamos fazer o teu negócio bombar, mas para isso é preciso você se esforçar, tudo depende de você.

#PRODUTIVIDADE

_______________________

Se você curtiu essa discussão e quer aprender mais sobre fotografia, nos acompanhe nas redes sociais e acesse ao fotologia.net, o melhor podcast para fotógrafos com conteúdo inteiramente gratuito para você!

fb.com/fotologiacast

instagram.com/fotologiacast
Twitter.com/fotologiacast
fotologia.net

vídeo sobre o assunto: