FOTOJORNALISMO DE CASAMENTO

O fotógrafo pode se meter nas coisas que estão acontecendo durante um evento? O fotojornalismo de casamento deve ser feito de forma passiva ou ativa? Esse é um assunto muito importante e que iremos falar sobre ele pela primeira vez!

Nós sempre ouvimos comentários que fotojornalismo é  algo sensacional e que o fotógrafo não deve interferir, mas deixar as coisas acontecerem. Porém, é bom sempre refletir que, normalmente, os casais nunca casaram antes! Além do mais, os noivos não frequentam tantos casamentos (como um fotógrafo) para saber como tudo funciona ao ponto de compreender os momentos.

Fotojornalismo de casamento na entrada da noiva

Um exemplo sobre isso é o momento da noiva na chegada da Igreja. O noivo sempre chega antes, já reconhece o ambiente, conversa com as pessoas e espera. Mas a noiva chega num local totalmente surpreendente, no qual é a única de branco com entrada triunfal e que ainda ninguém viu pronta! Por isso existe uma pressão enorme na noiva e com certeza ela fica com zilhões de coisas na cabeça. Afinal, foram anos planejando e sonhando com esse dia! Toda essa pressão faz com que o momento da espera no carro para entrar seja um momento de muito nervosismo.

Antes dessa percepção toda, na época que eu fotografava 6 ou 7 casamentos por final de semana, eu conhecia as noivas nesse momento da chegada. Depois de me apresentar, de supetão, falava: “segura o arranjo (descobri depois que o nome era buquê hahaha), olha pra mim e dá um sorriso espontâneo”. Além de me meter num momento que eu não devia, eu começava já a estragar o dia da noiva. Só por aí, dá pra imaginar o sorriso que eu recebia delas, né?

Depois que eu fui pra Argentina e tive toda aquela experiência com o fotojornalismo, eu mudei isso drasticamente. Por isso, na semana antes do casamento, eu sento com o casal para combinar tudo. Jogando no papel, organizamos tudo o que vai acontecer.

É importante lembrar que o papel da cerimonialista é fazer com que tudo aconteça perfeitamente na hora certa. Já o papel do fotógrafo é registrar tudo conforme acontece.

Porém, o papel do fotógrafo também é usar toda a sua experiência para mostrar aos casais quais momentos são mais importantes.

Você sabe qual é a matéria prima das nossas fotos?

Será a luz? As pessoas? A câmera?

Não, a matéria prima da fotografia é os momentos! Sendo assim, é dever do fotógrafo mostrar dentro do briefing quais são os momentos importantes para direcionar o casal. 

Então, entre nervosismos e receios da noiva no momento da entrada, o fotógrafo tem liberdade para falar sobre o que acontece nesse momento. Para as noivas mais nervosas, eu costumo falar que ninguém vai morrer se ela passar 30 segundos dentro do carro respirando. Desse modo, a noiva tem tempo para a ficha cair e entender que ao sair do carro a família dela vai estar começando.

A intervenção que o fotógrafo deve dar não é na hora do casamento. O fotógrafo deve ser ativo sim, mas durante a semana, numa reunião. Assim os casais vão entender os momentos em que eles devem aproveitar e viver. Afinal, se o casal viver o momento, as melhores fotos vão surgir naturalmente.

Dentro desse carro, acontece de tudo que você imaginar! Tem noiva que chora, noiva que reza, noiva que retoca a maquiagem, noiva que olha para o pai… Eu não deixo enlatado o que a noiva deve fazer, mas direciono antecipadamente para que eles vivam.

Além das fotos incríveis, ao aplicar isso, você vai ser a primeira pessoa que vai alertar os noivos sobre viver o momento. O papel da cerimonialista, da decoradora e da maquiadora é fazer com que tudo esteja perfeito tecnicamente. A sua missão como fotógrafo vai além de registrar.

Sobretudo, essas pessoas sempre vão associar esses bons momentos a você! A noiva vai lembrar dos detalhes que aconteceram apenas porque você se importou. A grande verdade é que esse é o diferencial que as pessoas procuram num fotógrafo de casamento! Com esse tipo de fotojornalismo de casamento você será imbatível!

_______________________

Se você curtiu essa discussão e quer aprender mais sobre fotografia, nos acompanhe nas redes sociais e navegue no nosso site. Esse é o melhor podcast para fotógrafos e com conteúdo inteiramente gratuito para você!

Facebook | Instagram | Twitter

vídeo sobre o assunto:

//www.fotologia.net" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen>

Assine: iTunes | Android | RSS

Compartilhe isso:

Envie o seu comentário

Últimos Podcasts