FOTOS COM OS CONVIDADOS NO CASAMENTO (opinião)

Fotografar com os convidados no casamento, o que é que pode e o que é que não pode? Quer saber o que eu acho disso?

Recebi a seguinte pergunta do Rafael:

“ Boa noite, Eduardo. Tudo certo?

Cara… fiquei com uma dúvida.

Durante uma festa de casamento que fiz no Sábado, os noivos me pediram pra que eu fizesse as fotos com eles e seus convidados nas mesas, no caso.

Eu achei esquisito, porém fotografei.

Você recomenda esse tipo de fotografia?”

Minha opinião sobre isso:

Essa é uma ótima pergunta! A galera mais nova pegou uma fase em que isso não é tão comum. Mas, como eu sou um cara da antiga na fotografia, eu vi muito isso acontecer de fotografar com todas as pessoas que estão na festa.

Teve uma hora da minha carreira que eu era contra isso porque achava que os noivos estavam perdendo o tempo deles na festa. Mas essa atitude se tornou algo idiota pra mim. Afinal, quem sou eu para julgar como o casal deve gastar o tempo deles no dia do casamento?!

Já faz um tempo que eu comecei a pensar desse modo e isso me fez respeitar muito quem gosta desse tipo de foto. Eu, como convidado de qualquer evento, fico um pouco envergonhado; mas me sinto bem quando as pessoas pedem para fazer uma foto comigo. Meu pensamento mudou tanto que eu chamaria todos os meus convidados para fotografar, se eu fosse fazer um evento grande. Mesmo que isso significasse perder 45min ou até mesmo 1h, não interessaria porque eu gostaria de fazer todo mundo se sentir especial.

Outro ponto interessante é que a gente nunca sabe o que vai acontecer na família de cada pessoa. Até porque sempre tem aquela tia distante que não se aproxima dos noivos, mas reclama quando não tem foto com ela.

O papel do fotógrafo:

É o seguinte, você, como fotógrafo, deve deixar claro para os clientes as opções que ele tem.

  • Fotos com os convidados antes do jantar, com todo mundo arrumado.
  • Fotografar com as pessoas na balada (a dica é sempre fotografar com as pessoas de costas para a festa).
  • Fotografar com as pessoas dançando e interagindo, mas não pode garantir que todas as pessoas na festa vão aparecer nas fotos.

As fotos protocolares se tornam ainda mais especiais quando as pessoas não estiverem mais com a gente. Por isso, mostre os prós e os contras de cada uma dessas situações e deixe tudo claro para que os seus clientes decidam.

Caso eles aceitem o risco de não ter foto com todos os presentes, converse apenas sobre as fotos com a família. Pra mim, o Eduardo, a família deve ser fotografada. Pode ser que os clientes não queiram as fotos com os avós agora, mas numa média de 3 anos eles vão vir te agradecer. Isso é algo que já aconteceu comigo e com certeza vai acontecer com você.

Além disso, veja como isso funciona na sua região e compartilhe conosco como você faz!

Como fazer as fotos com os convidados no casamento

A sequência que eu sigo é essa:

  • noiva com pai e a mãe
  • noiva com o pai;
  • noiva com a mãe;
  • noiva com a irmã;
  • noiva com o pai, a mãe e a irmã;
  • noiva com a mãe e a irmã;
  • noiva com o pai e a irmã e

depois eu sigo essas combinações com a família do noivo, tentando fazer o máximo de fotos possíveis. Além disso, faço a foto de corpo completo e de busto.

Por casamento, eu invisto pelo menos 20 minutos apenas para as fotos com a família. Mesmo que os noivos não queiram, eu tento persuadir porque é algo que importa muito para mim.

O que eu achei muito interessante na pergunta da Rafael foi que ele achou muito esquisito fotografar nas mesas, mas que era algo muito comum antigamente. Isso prova como as coisas mudaram na maneira que os noivos interagem com os convidados, até porque nós podemos fotografar mais agora. Antes, nós tínhamos um rolo de filme de 36 poses para fazer com os convidados e não podia errar, nem piscar.

_______________________

Se você curtiu essa discussão e quer aprender mais sobre fotografia, nos acompanhe nas redes sociais e navegue no nosso site. Esse é o melhor podcast para fotógrafos e com conteúdo inteiramente gratuito para você!

Facebook | Instagram | Twitter

vídeo sobre o assunto:

//www.fotologia.net" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen>

Assine: iTunes | Android | RSS

Compartilhe isso:

Envie o seu comentário

Comentários (3)

  • Lory Aguiar

    10 outubro 2019 às 08:10

    Dicas sensacionais.

    Gostei do blog.

    Abraço!
    https://enfimnoivei.com/

    Responder

    • Equipe Fotologia

      14 outubro 2019 às 10:10

      Show! Conte com a gente!

Últimos Podcasts