Eu, Eduardo Vanassi, vou responder a TAG – viver de foto! 😀 Descubra como comecei a ganhar dinheiro com a fotografia e como comecei a fotografar!
Eu comecei a fotografar porque…
Eu comecei por livre e espontânea pressão (obrigado por minha mãe) a voltar a fotografar. Na verdade, eu tinha parado de fotografar e tive uma boa experiência na Argentina que, junto de minha mãe, me impulsionaram a voltar a fotografar. Essas duas coisas me fizeram correr atrás do meu sonho e fazer a fotografia acontecer do jeito que eu gosto.
Desde essa época, já foram mais de 300 casamentos fotografados em 9 anos. Hoje, já são 19 anos fotografando!
Primeiramente, o motivo de tudo isso acontecer foi minha mãe ter me feito enxergar toda a experiência que eu tinha tido na Argentina como uma profissão.
Eu comecei a ganhar dinheiro com fotografia quando…
Eu percebi que a fotografia é um produto de valor intangível! Ou seja, quando eu percebi que poderia ganhar valor no meu produto numa coisa muito simples: atendimento. Eu sempre me preocupava muito com a qualidade do meu produto, em sempre estar aprendendo (frequentando workshop e toda palestra que surgia). Afinal, eu acredito que é obrigação do fotógrafo estar exposto as palestras dos assuntos que acredita. Como também é obrigação do fotógrafo entregar o produto que esse seja de boa qualidade.
Mas já o atendimento e a experiência é algo que faz a fotografia ir mais além! Eu transformei um simples ensaio (que é até tedioso) numa experiência bacana e diferente, algo bom de ser vivido!
Pra você entender melhor, imagina um casal de noivos cheio de tumultos para o casamento! A noiva está deixando o noivo super estressado com todos os detalhes do casamento. Ela é aquela que um dia quer tudo e no outro quer nada. Além disso, a noiva mostra 6 cores para a festa e o noivo não consegue perceber a mais bonita, daí a noiva acha que ele quer mais nada. E a confusão só aumenta! Dá até um nó na cabeça.
Se coloca na pele dessa noiva, que acha que o noivo quer nada. Ou na situação do noivo!
Então, muitas vezes, o casal está brigado ou se estranhando por uns 15 dias. E esse ensaio é a hora de fazer eles respirarem fundo e voltarem a se olhar, se abraçar e tantas outras coisas. Tu pode fazer que o ensaio seja uma experiência divertida, em que eles passem aquele dia vivendo um para o outro. Isso não tem preço!
Aliado a isso, foi quando percebi que:
“Se você quer ir rápido, vá sozinho. Se você quer ir longe, vá acompanhado”.
Então, o período que mais ganhei dinheiro com a fotografia foi quando tive um equipe qualificada. Além disso, uma equipe motivada e com objetivo! Toda a minha equipe estava alinhada em proporcionar uma experiência boa para o cliente. Essa equipe trabalhava tão bem quanto eu, ou até melhor que eu! Essa é fórmula para ganhar dinheiro com fotografia.
Agora, vou passar o desafio para mais três fotógrafos! Descubra quem são eles no vídeo haha.
_______________________
Se você curtiu essa discussão e quer aprender mais sobre fotografia, nos acompanhe nas redes sociais e acesse ao fotologia.net, o melhor podcast para fotógrafos com conteúdo inteiramente gratuito para você!
fb.com/fotologiacast
Twitter.com/fotologiacast
fotologia.net
Envie o seu comentário
Cancelar Resposta