Instagram para Fotógrafo, TUDO que você precisa saber para bombar!

O Instagram para fotógrafo é indispensável.

É sem dúvidas uma das redes mais queridas e mais engajadas do momento.

Uma união incrível de fotografias e vídeos que nos da a sensação de estar mais próximos das pessoas que amamos e nos faz ficar cada vez mais grudados no celular.

Sim! Vamos falar de Instagram para fotógrafos!!!

instagram-para-fotógrafo

Yes!!!

Mas eu não venho aqui para discutir que paleta de cores você deve usar no seu feed e muito menos dizer que você deve usar tarjas brancas nas suas fotos.

Muito melhor que isso!

Nesse post vamos falar sobre como o Instagram para fotógrafo pode ser transformado em uma máquina de divulgação do seu trabalho.

Vem comigo?

O Algoritmo do Instagram – Quem decide o que vai aparecer

Vamos começar do começo…

Nos primórdios do Instagram a rede era muito simples, as fotos eram mostradas de acordo com uma regra simples:

TEMPO.

Todo o feed do Instagram era organizado cronologicamente, o que fazia com que as pessoas vissem aquilo que era postado em ordem de idade.

Com o passar dos anos e o grande aumento de usuários essa regra precisou ser mudada. O Instagram basicamente queria que as pessoas passassem mais tempo na plataforma sem perder o engajamento e para isso bolaram um algoritmo que escolhe as publicações que vão ser mostradas.

A lógica do algoritmo é muito simples:

Quanto mais posts legais aparecerem para as pessoas, mais tempo elas vão ficar na plataforma.
Então…
Quanto mais legal for seu post mais ele vai aparecer.

Agora que você já entendeu a lógica do seu feed do Intagram, vou te mostrar como ele funciona na prática:

O Algoritmo trabalha com 3 princípios base:

1 – Temporalidade:

No Instagram os posts envelhecem e morrem rapidamente, então poste com frequência.

Você é fotógrafo e tem um milhão de fotos para mostrar, quando as pessoas seguem um fotógrafo elas esperam ver suas fotos e o e querem saber como funciona os bastidores do seu trabalho.

Por isso não tenha medo de postar, uma frequência mínima aconselhável é 3 posts por semana mas se você tiver fotos suficiente e tempo para investir é aconselhável que você poste uma foto por dia.

Dica: Tenha sempre conteúdo novo no seu feed.

2 – Engajamento:

Obviamente o engajamento é uma das variáveis do algoritmo e quanto maior o número de likes e (principalmente) comentários na sua foto mais chances o post tem de aparecer para mais pessoas.

Então se preocupe em instigar sua audiência a curtir e comentar suas fotos.

Outro aspecto comprovado do algoritmo com relação ao engajamento é que posts com muitos likes e comentários logo nos primeiros instantes após ser postado tem grandes chances de serem bem ranqueados e aparecerem para muito mais pessoas.

Quando você posta uma foto ou vídeo o insta mostra seu post para uma parcela da sua audiência e mede os resultados. Assim se o post for bem nesse “teste” o algoritmo entende que o post é valioso e distribui para muito mais pessoas.

Dica: Crie uma audiência engajada com os seus seguidores, para cada vez que você postar eles não cogitarem em curtir sua publicação!

like like like

3 – Relacionamentos:

Você já reparou de quem são os primeiros posts que aparecem para você logo que você abre o Instagram? Normalmente são aqueles perfis que você mais curte e interage na rede.

Ou seja, quanto mais você interage com um determinado perfil mais as postagens desse perfil vão aparecer para você. (Interações com suas histórias também contam)

Use essa lógica a seu favor, faça as pessoas comentarem com posts do tipo:

Comente que legenda você daria para essa foto…

Preto e branco vs colorido…

Aqui a criatividade e o teste deve ser livre.

9 Dicas de Instagram para fotógrafos que vão bombar seu perfil

1 – Reciprocidade

Você já deve ter visto algumas hashtags estranhas por aí, do tipo: #like4like #trocolike

Bom, essas hashtags são um sinal de como a rede funciona de forma recíproca. Eu não estou dizendo aqui para você usar esse tipo de divulgação ok? Só quero te mostrar como você pode usar a reciprocidade para engajar os seus seguidores:

A reciprocidade é uma regra mundial, as pessoas se sentem bem em devolver um favor e isso acontece toda hora.

Então por que não começar você a usar essa regra?

Faça questão de curtir e comentar as fotos dos seus seguidores, seja ativo na rede social, as pessoas vão ver isso e vão querer retribuir é natural! Afinal, quem não gosta de ganhar um like, ou um comentário positivo?

Sempre que você for rodar o seu feed lembre-se dessa dica e comece a aplicar.

2 – Horários

Parece bobo, mas, tendo em mente que o Instagram testa o seu post para saber o engajamento, procure postar nos horários que sua audiência mais engajada está usando o app.

E a única forma de saber isso é entrando no seu analytcs do Instagram, que você tem acesso na conta business, ou trabalhando com testes A/B.

Poste no horário de maior pico e comece a testar horários alternativos para alcançar maior engajamento logo nos primeiros minutos.

3 – Faça uma bio diferente e criativa.

A bio deve ser o melhor do seu perfil.

Faça algo diferente, que mostre o que a pessoa vai ver no seu perfil e de motivos para ela querer te seguir.

Na maioria das vezes a primeira coisa que as pessoas veem no seu perfil é a sua bio.

Capriche!

Além dos textos incríveis, você também pode adicionar um link na sua bio, é um dos únicos lugares do Instagram onde você pode adicionar um link e vale muito a pena pensar bem sobre pra onde você quer mandar as pessoa que entrarem no seu perfil.

Muitas vezes você pode usar esse link também para campanhas específicas onde você pode pedir dentro de um post ou storie para a pessoa clicar no seu link da bio para ver um trabalho no blog ou baixar o seu novo ebook.

4 – Post que se destaquem no feed

Crie alguns posts que saiam do padrão, que gerem certa estranheza, esse tipo de post muitas vezes faz as pessoas pararem, curtirem e comentarem instantaneamente.

Um bom exemplo é esse post do Fotologia com um tratamento de pele um pouquinho exagerado que nos rendeu um dos maiores engajamentos do nosso Instagram.

instagram para fotógrafo

5 – Marque uma pessoa que faria isso

Esse tipo de post é muito comum em perfis de humor, se você tem uma foto ou vídeo engraçado ou diferente incentive as pessoas a marcarem alguém que faria ou que é assim, esse tipo de post quando bem feito pode trazer muitos novos seguidores para o seu perfil.

(Repare a legenda)

Intagram-de-fotógrafo

6 – (DICA DE OURO) – Vá atrás de novos seguidores

Se o seu objetivo é aumentar os seguidores do seu perfil você pode ir buscá-los pela mão, fazendo uma espécie de venda ativa!

– Busque um perfil parecido com o o seu e comece a seguir as pessoas que curtiram e comentaram as fotos.

– Vá além, comece a seguir e curta de 2 a 5 fotos da pessoa que você acabou de seguir.

É inevitável, quando você segue e curte mais de 2 fotos no perfil de alguma pessoa, essa pessoa vai ficar no mínimo curiosa sobre você e vai entrar no seu perfil, se ela gostar do que ver você vai ganhar um seguidor novo que provavelmente também vai curtir e comentar suas fotos.

Essa estratégia nos fez chegar a mais de 8500 seguidores no @Fotologiacast é e a base da nossa estratégia de crescimento do Instagram.

7 – Use # com moderação

Hashtags é uma boa forma de encontrar pessoas interessadas por seu conteúdo e isso é muito importante no Instagram para fotógrafo. Mas use com cuidado, algumas fontes estipulam um máximo de 5 a 10 hashtags.

Outra dica importante, é colocar as hashtags direto na legenda, aquele esquema de colocar no primeiro comentário já não está mais funcionando….

Fica esperto! Vale a pena testar!

8 – Stories

Acho que eu não preciso nem falar que os stories estão bombando e que você obrigatoriamente deve usa-los como forma de se comunicar com seus seguidores e com seus clientes.

Agora é a hora de você usar toda sua simpatia e criatividade para mostrar para as pessoas como você ama a fotografia e por que você faz isso.

Não deixe de usar os novos recursos que sempre estão sendo apresentados como GIFS, textos, novos emojis, etc…

 

9 – Organize tudo isso!

A melhor forma de você começar uma estratégia e não desistir na metade é organizar sistematicamente um calendário de publicações.

Divida a sua semana em uma tabela e escreve o que você deve postar em cada dia da semana. Contendo aí o Instagram e o Stories.

Faça isso até que vire um hábito.

Sem dúvidas a consistência é a chave para o crescimento a longo prazo, então não desista!

 

2 – Instagram para fotógrafo – Ferramentas que nós usamos!

1 – Gramblr

Para quem quer agendar as postagens direto pelo computador e adiantar o trabalho essa ferramenta é uma mão na roda.

Nós do Fotologia já estamos usando ela a mais de um ano e nunca tivemos nenhum tipo de problema.

O único porém é que você deve deixar o seu computador ligado no momento que a foto for programa para postar. Então tome esse cuidado.

O software tem também algumas funcionalidades de trocas de likes que nós particularmente não usamos, por se tratar de likes frios, que não são de perfis reais, mas você pode testar e usar se achar conveniente.

Quer saber mais? Acesse: gramblr.com

agendar posts no instagram

2 – Growsoci.al

Esse programa é um software de automação que permite que você aplique a dica 6 de forma automatizada.

Ele funciona da seguinte maneira:

Você escolhe alguns perfis de Instagram parecidos com o seu, como seus concorrentes ou grandes influencers da sua região.

Depois disso o app automaticamente vai procurar pessoas que curtem e seguem esses perfis e vai interagir com esses curtindo algumas fotos e seguindo. Fazendo assim com que você conquiste novos seguidores.

É como uma venda ativa no seu Instagram operando 24 horas por dia.

Ficou desconfiado? Nós também… hahaha

Mas realmente funciona e o app é muito bom.

Porém essa é uma plataforma paga então vale a pena se você quiser dar aquela upada no insta a curto prazo, pois a longo acaba se tornando caro para manter sempre. A não ser, é claro, que o seu Intagram te traga mais lucro que custos, aí sim, vale a pena.

Bom para quem quiser testar a plataforma ela oferece 3 dias gratuitos. Nós do Fotologia testamos e obtivemos excelentes resultados nos três dias de teste. Então, vale a pena testar.

Esse é o Link – growsoci.al

Além dos seguidores a plataforma também oferece um sistema de envio automático de DM de boas-vindas, que é uma forma bacana de começar um contato com seus novos seguidores.

Instagram de fotografo

4 Instagrans para você se inspirar e tira proveiro da rede.

1 – FotologiaCast

Acho que não preciso nem fala que você é obrigado a nos seguir no Instagram né? hahaha

Esse é um dos melhore Instagram para fotógrafo que você vai ter acesso, sem brincadeira, estamos crescendo também nesse canal e sempre distribuindo conteúdo de altíssima qualidade que vão te ajudar nos teus negócios de foto, te manter informado sobre as novidades do Fotologia e de quebra sempre colocamos alguma coisa engraçada! Então segue que você não vai se arrepender.

Siga: https://www.instagram.com/fotologiacast/

Instagram para fotógrafo

2 – Eduardo Vanassi

Siga o Duda! Sim, ele também tem Instagram e é super ativo na rede, com stories quase todo dia e fotos lindonas no feed.

Além de ver o Eduardo e seu jeitão de ser um pouco mais de perto, você também vai receber muitas informações sobre o Fotologia antes de todo mundo! Então segue aí que é tiro certo!

https://www.instagram.com/eduardovanassi/

eduardo vanassi instagram

3 – Diego Frigo

Um aluno Vitamina V que nos enche de orgulho pelo uso do Instagram stories é o Diego Frigo.

A maneira como ele faz para mostrar a entrega dos seus álbuns para as noivas é genial!

Diego mostra todo o caminho do álbum desde a chegada, a embalagem personalizada até chegar na casa da noiva. E o mais legal é que ele marca a noiva nos stories e a família toda acompanha a chegada do álbum. Fazendo que, quando ele chegue todos já estejam super ansiosos para ver as fotos. Sem dúvidas vale a pena acompanhar.

Além, é claro das fotos lindas no feed.

https://www.instagram.com/diegofrigooficial/

intagram de fotógrafo

 

 

 

3 – Saimon Campos

Outro Vitamina V que assim como o Diego soube usar o Instagram majestosamente na sua divulgação

Ele nos contou que algumas vezes as famílias acompanham o parto dos seus entes queridos pelos stories do Instagram dele!

Imagine só! hahaha Incrível!

 

Concluindo

O Instagram para fotógrafo é uma ferramenta que deve ser usada na sua divulgação de forma que faça com que novas pessoas te conheçam cada vez mais e aos poucos você vá ganhando um lugar na cabeça dos seus possíveis clientes.

É uma estratégia de médio a longo prazo mas que deve ser acompanhada de perto para que você saiba os resultados que a rede esta te trazendo e possa comparar com o tempo desprendido para o gerenciamento.

Não esqueça que o Instagram está sempre mudando, então se adapte as mudanças e teste muito.

Assista o meu vídeo sobre Instagram no Youtube:

Abração até a próxima.

Augusto Gobatto
Fotologia, Vitamina V.

 

Assine: iTunes | Android | RSS

Compartilhe isso:

Envie o seu comentário

Comentários (2)

  • Luciano L. Steffler

    28 fevereiro 2018 às 23:29

    Nossa véio, era isso q eu tava querendo! Vlw

    Responder

    • Augusto Gobatto

      01 março 2018 às 09:27

      Ae! Que bom que gostou bro!

Últimos Podcasts