INSTAGRAM PESSOAL OU PROFISSIONAL | Tá aqui a resposta!

Se você tem dúvidas se deve ter Instagram pessoal ou profissional, aqui está a resposta para tirar todas as suas dúvidas! Por favor, leia até o final e compartilha com todo mundo pra acabar de vez com os questionamentos!

Devo ter Instagram pessoal ou profissional?

Se você quer levar o seu trabalho com fotografia mais a sério, você precisa de um perfil profissional. Afinal, é nesse perfil que você vai colocar anúncios, impulsionar fotos e promover o seu trabalho. Se for pra esperar pelo alcance orgânico apenas, você vai morrer de fome. Entretanto, você pode usar o seu perfil profissional também como o seu pessoal.

Você pode e deve colocar fotos pessoais no seu perfil, mas com a consciência de que as pessoas estão olhando e te julgando como um especialista no assunto. Por isso você deve colocar retratos seus bem feitos, compartilhar belas fotos da sua rotina ou viagens e também da sua família. As pessoas sempre estão construindo juízo de valor. Além de ter boas fotos, se apresente como uma pessoa legal e querida.

A única coisa que não pode acontecer é bagunçar o negócio! Jamais poste fotos bebadaço ou na chinelagem porque assusta os clientes. As pessoas querem ver o teu lado humano, mas estão te observando como um profissional.

E se eu trabalhar com mais de um nicho de fotografia?

Manter dois perfis alimentados constantemente realmente é complicado, por isso indicamos que você se concentre em apenas ter o profissional bem feito. Mas, caso você queira postar a foto jogado no chão bêbado no final da festa, tenha uma conta separada no Instagram sem direcionar para que as pessoas o sigam. Então, você pode criar um Instagram com um nome diferente do profissional, adicionar apenas as pessoas mais próximas e postar tudo por lá.

Quanto aos vários nichos da fotografia, não há problema de estarem misturados no mesmo perfil. Casamento e família, por exemplo, sempre caminham bem. Além do mais, boa parte das publicações com mais visualizações são frutos de anúncios, nos quais você pode direcionar de acordo com o perfil adequado. Obviamente, tudo deve ser tratado com bom senso. Se você usa um Instagram para retratos corporativos, não faz sentido colocar fotos sensuais no meio em hipótese alguma.

Enfim, pense bem na sua disponibilidade e em quais são suas prioridades. Só o que não pode acontecer é ter um perfil profissional sucateado.

_______________________

Se você curtiu essa discussão e quer aprender mais sobre fotografia, nos acompanhe nas redes sociais e navegue no nosso site. Esse é o melhor podcast para fotógrafos e com conteúdo inteiramente gratuito para você!

Facebook | Instagram | Twitter

vídeo sobre o assunto:

//www.fotologia.net" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen>

Assine: iTunes | Android | RSS

Compartilhe isso:

Envie o seu comentário

Últimos Podcasts