LUZ DURA - Use ela a seu favor

A luz dura é aquela que gera uma sombra muito marcada no objeto ou modelo.

Como que a luz dura é feita?

De modo geral, a luz dura acontece quando a fonte de luz possui um tamanho muito menor em comparação ao objeto fotografado.

Você pode estar pensando que isso não faz sentido, já que a luz ao meio dia é dura e o sol é imenso. Entretanto, o sol está tão distante do planeta terra que ele se torna minúsculo.

Quer ter certeza disso? Então, deixe apenas um olho aberto (uso óculos de sol, se tiver olho sensível) e aponte o dedão para o sol. Apenas com isso é possível perceber que um dedo dedo é capaz de “tapar” o sol. Então, o sol do meio dia não passa do tamanho de apenas meio dedo, se tornando uma fonte de luz pequena.

Como trabalhar com luz dura

No momento em que a luz disponível é a dura, é preciso ter muito cuidado com as sombras e trabalhar bem elas. Nesses momentos é complicado fazer aquele retratinho clássico do casal olhando para a câmera. Isso acontece porque as sombras estão tão marcadas que os rostos ficam estranhos. Portanto, para solucionar isso é preciso apenas alguns ajustes básicos de posicionamento. Um desses ajustes é pedir para o casal fechar os olhos e inclinar o rosto na direção da luz.

Muitas vezes, isso não funciona com todos os clientes porque essa é uma luz dramática. Caso não encaixe, a solução também é simples: procure sombra. Ao passar uma nuvem durante o ensaio (aumentando o tamanho da fonte de luz e deixando ela mais difusa) é apenas aproveitar o momento com a luz mais suave! Não brigue com o sol, use ela ao seu favor sempre!

Além do momento com a nuvem, é possível usar o sol como luz secundária. No final do dia, o sol cria um ângulo com a terra e faz aquela luz douradinha, que faz uma luz de recorte incrível!

Enfim, não precisa brigar com a luz dura, use-a para criar fotos mais artísticas ou procure a sombra 😀

_______________________

Se você curtiu essa discussão e quer aprender mais sobre fotografia, nos acompanhe nas redes sociais e navegue no nosso site. Esse é o melhor podcast para fotógrafos e com conteúdo inteiramente gratuito para você!

Facebook | Instagram | Twitter

vídeo sobre o assunto:

//www.fotologia.net" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen>

Assine: iTunes | Android | RSS

Compartilhe isso:

Envie o seu comentário

Últimos Podcasts