O combinado nunca sai caro. Vamos discutir sobre a importância de explicar as coisas para os clientes. E um dos segredos para isso é ter um manual para ensaio.

As reclamações dos fotógrafos

Muito fotógrafo reclama de exigências aleatórias de clientes. Por exemplo, alguns decidem ser fotografados em lugares que o fotógrafo não gosta ou levam roupas e objetos estranhos. Além de outras situações mais complexas, como decidir fotografar na chuva enquanto o equipamento do fotógrafo não suporta. Ou a noiva pedir pra chegar muito cedo no making-of, enquanto você só gosta de tirar as fotos mais perto do fim. Enfim, situações que acontecem!

Menos lamento e mais conversa

Se quer parar de se lamentar, comece a conversar com o cliente. Deixe tudo claro para ele. Afinal, o especialista é você! Explique como você gosta de fazer making-of, como prefere organizar o ensaio, explique tudo. Se você não explica, só vai restar ficar reclamando de como as coisas aconteceram.

Basta você conversar, basta você combinar . Fale com as pessoas e deixe tudo claro. Afinal, o cliente quer confiar em ti! O cliente quer se orientado, então explique o motivo de tudo. Diga o que funciona e o que não funciona. Se foi avisado, está tudo certo. Combine com ele que tudo vai dar certo.

E nós temos uma mega surpresa pra você!

O manual para ensaio!

O manual do super ensaio feito por nós e com todas as dicas essenciais para o seu cliente. Acesse aqui e já baixe ele para enviar para os clientes! 😀 Lembrando que o material é totalmente gratuito e nós sempre usamos ele. Adapte o que for necessário para o jeito que você trabalha, mas informe o seu cliente de tudo!

_______________________

Se você curtiu essa discussão e quer aprender mais sobre fotografia, nos acompanhe nas redes sociais e acesse ao fotologia.net, o melhor podcast para fotógrafos com conteúdo inteiramente gratuito para você!

fb.com/fotologiacast
Twitter.com/fotologiacast
fotologia.net