O Fotologia marcou presença no evento RD Summit. E, em um dos painéis, o Gobatto perguntou para um senhor de uma das maiores empresas de marketing do Brasil: “André, por que uma empresa como a RD Station, sendo uma empresa de marketing digital, faz o trabalho de vendas por telefone?”

A RD Station

Pra você entender melhor, a RD Station é uma empresa de marketing digital,  que vende uma plataforma de automação para outras empresas. O processo de vendas dele é o seguinte: primeiro, o cliente é captado por algum material rico que eles fazem; depois, a pessoa captada entende mais do funcionamento da empresa através dos materiais entregues; até que, de uma forma ou outra, a pessoa é convidada a testar gratuitamente por 30 dias o serviço e conhecer mais. Esse é um método de inversão de risco, já que a pessoa que está tentando paga nada.

O marketing de ligação

Quando é feito esse teste, a pessoa já manda um sinal que tem interesse no serviço e por isso está testando. Então, eles pegam o telefone de toda a galera que testa e por volta de uns 10 minutos depois, eles ligam! Nessa ligação, eles perguntam sobre o que a pessoa está achando, se está gostando da experiência. Desse modo, eles transformam o marketing digital em marketing offline.

Você deve estar se perguntando o motivo deles fazerem isso, não é mesmo?! A resposta que foi dada é bastante simples; eles fazem isso porque funciona! Eles trabalham com uma venda complexa, não é uma venda impulsiva; então é preciso ir além do digital.

Talvez você pense, como fotógrafo, que vender casamento também é assim. É necessário se comunicar e ter mais espaço para o diálogo, além do digital. Teste unir o marketing digital e o offline e tenha o melhor de ambos! Acredite, até a própria RD Station estava com a ideia da venda cara a cara e visitar quem tem interesse na plataforma.

Então, fotógrafo, se você tem uma venda complexa a fazer, não use só o marketing digital. Use o híbrido do marketing digital com o offline. Qualifique as pessoas através do digital e, depois, ligue. Converse, mostre quem você é, explique tudo e marque uma reunião com quem teve interesse no seu serviço.

Se você tem vergonha de ligar, lembre-se que a ação cura o medo. Comece a fazer alguma coisa, mesmo que seja com medo. Queremos te ver aplicando essa estratégia híbrida e tendo muito sucesso 😀

_______________________

Se você curtiu essa discussão e quer aprender mais sobre fotografia, nos acompanhe nas redes sociais e acesse ao fotologia.net, o melhor podcast para fotógrafos com conteúdo inteiramente gratuito para você!

fb.com/fotologiacast

instagram.com/fotologiacast
Twitter.com/fotologiacast
fotologia.net

vídeo sobre o assunto: