MKT OFFLINE E DIGITAL - Qual devo escolher?

O MKT offline e digital não são indispensáveis. Existem pessoas que conseguem resultados incríveis apenas com o offline ou com o digital. Entretanto, é necessário você entender a importância de cada um para o seu negócio. Para o fotógrafo, o marketing digital serve catapultar e facilitar os resultados das atividades voltadas tradicionalmente para o marketing.  Ou seja, o MKT digital tem o objetivo de potencializar a prospecção de clientes, divulgação, reforçar a marca e etc!

A zona de perigo entre MKT Offline e Digital

Quando o fotógrafo começa a ter mais seguidores e um resultado mediano dos anúncios, a tendência é que ele se concentre no digital e abandone o offline pela comodidade. Mas, ao pensar que o offline é desnecessário porque precisa das pessoas, o fotógrafo entra numa zona de perigo.

O custo do cliente

Por exemplo, se está custando R$ 5,00 – R$ 10,00 para conseguir um cliente agora; a tendência é isso aumentar. Afinal, o objetivo de empresas como o Facebook é lucrar! Se está funcionando e o fotógrafo depende apenas do Facebook, terá que seguir o ritmo deles. Então, o valor pode aumentar 5, 6 ou 7 vezes mais até o profissional ser refém dele. Entretanto, se fosse feito na “moda antiga”, os resultados seriam bem mais baratos.

(O custo do cliente é o preço que se gasta para conseguir atingir um cliente através dos anúncios ou ações digitais.)

O que o fotógrafo pode fazer?

O fotógrafo pode usar o MKT digital apenas para potencializar os resultados que ele já consegue no offline. Caso as circunstâncias mudem, ele estará preparado para se adaptar e continuar tendo bons resultados nos negócios.

Enfim, use das ferramentas tradicionais (parcerias, eventos, visitas…) em conjunto do que for desenvolvido no MKT digital.

Se em algum momento você não tiver condições ou tempo para investir nos dois tipos de marketing, jamais abandone aquela cerimonialista que te manda 1 casamento a cada 15 dias. O ideal é abandonar nenhum dos dois. Mas, em último caso, mantenha a conexão com quem te manda cliente por um custo mais baixo.

_______________________

Se você curtiu essa discussão e quer aprender mais sobre fotografia, nos acompanhe nas redes sociais e navegue no nosso site. Esse é o melhor podcast para fotógrafos e com conteúdo inteiramente gratuito para você!

Facebook | Instagram | Twitter

vídeo sobre o assunto:

">

//www.fotologia.net" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen>

Assine: iTunes | Android | RSS

Compartilhe isso:

Envie o seu comentário

Últimos Podcasts