Gosta da ideia de montar um grupo de fotógrafos com a galera da tua região, mas acha isso muito complicado e confuso?! Vem com a gente que sei como te ajudar 😀

Por que grupo de fotógrafos não dá certo?

Viajamos pelo Brasil inteiro e sempre escutamos centenas de histórias e justificativas de que grupo de fotógrafos não funciona. Acredite, de uma ponta a outra do país tem gente reclamando disso. Mas você já parou para pensar por que isso acontece?

A maior falha em conseguir criar um grupo de fotógrafos é que a galera está mais preocupada em receber algo do que em dar algo.

Tempo atrás, compartilhamos aqui sobre networking e como conseguir uma melhor interação com diversos profissionais. Aquelas dicas dadas por lá se encaixam perfeitamente quando se quer criar um grupo de fotógrafos.

O ponto principal

Compartilhar. Esse é o segredo do bom funcionamento de um grupo de fotógrafos. Quando cada membro tem a consciência de que entrou naquele grupo para entregar conhecimento (ou qualquer outra coisa) para, depois, chegar a receber algo, a dinâmica muda completamente. Esse modo de interagir funciona para grupos de fotógrafos com encontros físicos, no whatsapp, no face, no que você quiser!

Esses grupos se tornam importantes e se sustentam na medida que é encontrado conteúdo. Então, tente compartilhar 3x mais do que aquilo que você recebe!

Sabe o que você precisa?! Primeiro, tente ajudar os outros que estão passando por problemas que você pode ajudar. Diversas vezes, principalmente em grupos presenciais, a galera toda chega buscando somente receber e isso torna o grupo insustentável, já que ninguém busca se doar.

Seja claro!

Fundamente bem a finalidade do grupo e deixe claro no que cada membro pode ajudar. Assim, os membros podem trazer o que puder para ajudar! Por exemplo, sempre temos dúvida na escolha de equipamentos; com o grupo, isso se torna bem mais simples. Através dele, você pode chegar a conseguir testar e ver na prática se aquilo que você está projetando comprar realmente surpreende suas expectativas com o equipamento do seu colega.

Isso é muito bom porque agrega valor, não deixe que o grupo de fotógrafos vire só um momento de diversão.

E não se esqueça, primeiro entregue valor e depois receba valor :}

Assim ninguém se sente explorado e todos crescem juntos. O//

_______________________

Se você curtiu essa discussão e quer aprender mais sobre fotografia, nos acompanhe nas redes sociais e acesse ao fotologia.net, o melhor podcast para fotógrafos com conteúdo inteiramente gratuito para você!

fb.com/fotologiacast
Twitter.com/fotologiacast
fotologia.net