NÃO FOTOGRAFE PARA FOTÓGRAFO - Dica para fotógrafos

Para quem você fotografa? Você tem vergonha de expor as fotos que você faz? Essa dica é para fotógrafos como você! NÃO FOTOGRAFE PARA FOTÓGRAFO!

Dica para fotógrafos: você precisa pensar na pessoa que te contrata!

O assunto de hoje é sobre fotógrafo que está se boicotando. E ainda fazendo isso pela pessoa errada! Uma das maiores falhas de divulgação é o fotógrafo que fica pensando no que outros fotógrafos estão pensando das fotos que posta e esquecer completamente do que o cliente pensa.

As suas fotos devem ser pensadas na sua persona, nos seus clientes. Lembre-se que você não tem compromisso com os outros fotógrafos, afinal, não são eles que pagam tuas contas. O seu compromisso é com o cliente e com o que você acha relevante, mas não precisa se prender a regrinhas de quaisquer outros fotógrafos.

Você pode ter a melhor iluminação do mundo, mas se teus clientes não gostarem, isso serve para nada! Se você é um fotógrafo autoral e que vive de trabalhos artísticos, legal demais! Mas a maioria dos fotógrafos não são assim, 99% dependem de ter clientes.

O que é se boicotar em função de fotógrafo?

É você pegar aquela foto super legal, que um bocado de cliente gostou e ainda rendeu uma boa interação nas redes sociais, e enviar para grupos de fotógrafos pedindo que critiquem de forma construtiva.

O pior lugar do mundo para pedir conselho de fotografia é em grupo de whatsapp de fotógrafo. Qual o controle que você tem de que aquelas pessoas do grupo têm entendimento do seu público alvo? Como saber se o trabalho daquele cara tem a ver com o teu?

Sabe o que é que pode acontecer?

Você receber muita crítica tomando por referência a realidade de outros fotógrafos e, consequentemente, ter nada a ver com o teu cliente!

Nossa dica para fotógrafos é: amigo, não te boicota! Te liberta! Tenha quantos estilos você quiser, você não precisa impressionar fotógrafo X ou Y. Mantenha o relacionamento com os fotógrafos de estilos diferentes, mas não peça feedback. Seja amigo, mas não mude o seu trabalho por quem não compreende o que você fotografa.

Ao mesmo tempo, têm aqueles fotógrafos sensacionais do seu estilo que vale a pena pagar pelo feedback! Enfim, busca o conselho de quem tem o trabalho consolidado e que você admira a produção. Mas aquele coleguinha de grupo que tem nada a ver com a história?! Ignora! Esquece o fulano de tal fotografia.

Faça o que for preciso para seguir tua linha de raciocínio, o que tu gostas. Sobretudo, não te prendes as preocupações do gosto de fulaninho, nem as opiniões dele. Vai atrás do que teus clientes gostam de ver sem se importar com o que podem comentar. Teste o quanto for preciso, copiei de outros e descubra seu estilo. Isso é o que importa!

_______________________

Se você curtiu essa discussão e quer aprender mais sobre fotografia, nos acompanhe nas redes sociais e acesse ao fotologia.net, o melhor podcast para fotógrafos com conteúdo inteiramente gratuito para você!

fb.com/fotologiacast
Twitter.com/fotologiacast
fotologia.net

Assine: iTunes | Android | RSS

Compartilhe isso:

Envie o seu comentário

Últimos Podcasts