Você acha que negociar é dar desconto? Então, isso está muito errado! Mas não se preocupe, negociação é uma das coisas mais complicadas para fotógrafos de todo o Brasil. Continue com a gente e aprenda a cobrar sua fotografia.

O que os clientes fazem

Nós sempre escutamos fotógrafos comentando que clientes pedem desconto e, muitas vezes, de forma absurda. O desconto é uma das coisas mais antigas que existe, provavelmente até mesmo você mesmo já pediu. Mas negociar não é dar desconto. Negociar é trocar!

Vender é trocar valor

Quando você pensar em vender o seu trabalho, pense isso: você está trocando valor. E esse valor não é apenas o serviço, mas você está trocando seu atendimento, sua estrutura e muito mais por dinheiro. Então, sempre que for negociar, lembre disso!

Como cobrar sua fotografia

Se um cliente te pedir o desconto, você NUNCA deve ceder ao desconto sem pedir algo em troca. Lembre-se: negociar é troca. As pessoas sempre vão tentar fazer a melhor negociação possível que é: gastar o mínimo possível e ter o máximo de serviço e produtos. Mas, quando alguém pede algum desconto a você, pense que a pessoa está querendo apenas conseguir alguma vantagem. Por isso é tão importante você ter algumas cartas na manga. Por exemplo, se você trabalha por hora, que tal oferecer alguma hora a mais?! Ou oferecer as fotos do making-of do noivo?! Para ensaios, você pode oferecer um upgrade no tamanho ou na quantidade de fotos.

Mas, ao fazer isso, sempre peça algo em troca. Condicione o seu “bônus” a um adiantamento de pagamento ou que a pessoa te indique dois amigos para fazer fotos contigo. Crie formas para a pessoa te dar uma troca de valor. Quando alguém te pede desconto e você só baixa o preço, não é legal para você e nem para a pessoa. Afinal, ela pode ficar um pouco insegura com isso. O cliente pode pensar que você estava já cobrando “um pouco a mais” para dar o desconto e que não foi sincero com os valores. Tente sempre fazer uma troca e fuja do desconto. Ofereça valor de outras formas! Essa é a maneira de cobrar sua fotografia.

Essas dicas são essenciais para fazer uma negociação mais saudável. Desse modo, ambas as partes ficam satisfeitas. Negociação é troca, não é desconto. Pode crer que o cliente vai saber que você é confiável!

_______________________

Se você curtiu essa discussão e quer aprender mais sobre fotografia, nos acompanhe nas redes sociais e acesse ao fotologia.net, o melhor podcast para fotógrafos com conteúdo inteiramente gratuito para você!

fb.com/fotologiacast
Twitter.com/fotologiacast
fotologia.net