O que é networking?!

Networking é o seu relacionamento com a sua rede de contatos. A mesma consiste numa relação em que você gera valor para a sua rede e ela gera valor para você. Ou seja, um grupo que se ajuda e um impulsiona o trabalho do outro.

E na fotografia?

Sabemos que é muito importante ter um bom relacionamento com os parceiros que trabalham no mesmo mercado que o nosso, com os mesmos objetivos e público.

Por exemplo, quem trabalha no mercado de casamento sabe a importância que tem ter uma conexão com as cerimonialistas, salões de festas, cabelereiros, maquiadores, decoradores e por aí vai!

Problemas na rede de contatos

Mas quando se fala nisso, muita gente tem problema por não conseguir bons resultados na sua rede de contatos. Por que será que isso acontece?

Na maior parte das vezes, os fotógrafos não conseguem ter um bom resultado nessa área por cometerem um erro clássico!

Qual será esse erro?

Entrar num relacionamento de networking apenas para pedir algo em troca ao parceiro.

A relação de networking tem essa finalidade, de poder ter uma ajuda quando necessário, conseguir indicações e mais clientes. Porém, não é por aí que ela deve começar.

A regra básica é: primeiro ofereça valor, antes de pedir valor em troca.

Tente começar sempre se colocando a disposição a fazer algum favor. Pergunte no que pode ajudar e aí você surpreenderá o outro! o///

Então, primeiro ofereça e ative o gatilho da reciprocidade (do outro se sentir no dever de fazer algo por você. Assim, o relacionamento fica bem mais altruísta e menos egoísta 😀

_______________________

Se você curtiu essa discussão e quer aprender mais sobre fotografia, nos acompanhe nas redes sociais e acesse ao fotologia.net, o melhor podcast para fotógrafos com conteúdo inteiramente gratuito para você!

fb.com/fotologiacast
Twitter.com/fotologiacast
fotologia.net