Conhece muito iniciante na fotografia?!

Pois é, mas poucos conseguem permanecer nela e ter sucesso como empresa. Então, qual será o erro que esses fotógrafos cometem?

Uma das maiores dúvidas que aparecem por aqui ou em qualquer evento que a gente vai é justamente sobre o que fazer para permanecer na fotografia e conseguir ter uma empresa bem-sucedida. Isso é o que vamos te ensinar, não queremos te ver errando nisso! 😉

O ERRO

É comum encontrar fotógrafos que entram no mercado por paixão e que acreditam que a fotografia deles é suficiente para sustenta-los no mercado. Muitos acreditam que não é necessário ter conhecimento de administração, marketing ou vendas.

Se você quer viver de fotografia e ganhar dinheiro com ela, é preciso você olhar como um negócio. Essa análise mais pé no chão e menos paixão do trabalho como fotógrafo pode ser o segredo para conseguir uma boa gestão e que sua empresa cresça. É preciso muito trabalho para ter sucesso, só talento não é suficiente. A sua empresa terá muitos custos. Você vai ter que se esforçar para ter equipamento, atender os clientes nos mais diversos horários e por aí vai!

Não pense que ser fotógrafo é só clicar. Talvez, clicar seja a coisa que você menos faça quando abre uma empresa no ramo. A gestão de um negócio requer muitos detalhes para ter sucesso. Talvez trabalhar para um fotógrafo numa empresa de fotografia signifique “mais tempo para a arte” do que você ter o seu própri negócio trabalho.

O que fazer para ser um iniciante na fotografia com sucesso?

Se você quer ter o seu próprio negócio, a conversa fica bem diferente. Você vai precisar entender de gestão, de como guardar e sempre ter um reserva, de capital de giro e tantas outras coisas!

Fotografia não é só comprar o equipamento e sair pra clicar ou que trabalhar no quintal da mãe já é o suficiente e não tem gasto. Bem diferente disso, você, como fotógrafo, tem seu salário, custos de transporte, impostos, vigilância, condomínio e etc. Tudo o que for necessário para sustentar a fotografia tem que sair da fotografia, não existe opção de ir e pedir ao pai.

Então, se você quer ter o seu negócio na fotografia é preciso ser um bom empresário.

O dinheiro que entra não é teu, essa é uma das dicas mais preciosas que você vai receber para saber como administrar seus trabalhos.

Se não tiver esses conhecimentos empresariais, provavelmente, você vai quebrar. Essa é a realidade de centenas de fotógrafos que todo ano tenta entrar no mercado apenas com a paixão. Mas não queremos que aconteça isso com você.

O mercado no Brasil

O Brasil tem abertura para muito fotógrafo, o povo brasileiro gosta de consumir esse serviço. Depende de você montar um bom plano de negócio. O quanto o seu serviço vai atrair as pessoas é de sua responsabilidade. A arte é legal, mas é preciso pensar como um empresário e gerenciar tudo com organização e esforço. Esse é o segredo para viver nesse ramo, mesmo sendo um iniciante na fotografia.

Não me dou bem com empresa

Se você acha que não se encaixa mesmo como um empresário, a melhor dica é procurar alguma empresa que já está funcionando bem e tente se encaixar nela. Empresa não é algo para brincar, é uma jornada que vale a pena para quem gosta e está disposto, afinal isso é tão importante quanto ter uma boa fotografia.

Se precisar de ajuda, a gente está por aqui! Procura saber mais sobre o Vitamina V e sucesso!

_______________________

Se você curtiu essa discussão e quer aprender mais sobre fotografia, nos acompanhe nas redes sociais e acesse ao fotologia.net, o melhor podcast para fotógrafos com conteúdo inteiramente gratuito para você!

fb.com/fotologiacast

instagram.com/fotologiacast
Twitter.com/fotologiacast
fotologia.net

vídeo sobre o assunto:

ReproduzirReproduzir