O MELHOR DIFERENCIAL COMPETITIVO

Você sabe qual é o melhor diferencial competitivo que você pode ter no seu negócio? 

Eu sei que você quer fazer o seu negócio de foto bombar e que todo mundo fala que é preciso ter um diferencial da concorrência. Provavelmente você ouve muita gente falando sobre inovação e faz um enorme mistério sobre esse assunto. Entretanto, nós queremos te ajudar a ter um diferencial sem complicação, que você pode começar a aplicar hoje mesmo!

A solução para isso está no seguinte questionamento: “o que é que o seu cliente deseja e o teu concorrente não faz?!”

Por que isso vai me ajudar a achar o melhor diferencial competitivo para o meu negócio?

Ao identificar o que é que o seu cliente deseja e o seu concorrente não quer fazer, você descobre em cheio no que deve investir. Isso não é necessariamente algo difícil.

Por exemplo, no Studio7, nós percebemos uma procura muito grande para acompanhamento infantil nos horários aos sábados. Isso estava acontecendo porque as pessoas trabalham durante a semana e queriam os horários aos sábados pela tarde. Uma de nossas funcionárias veio conversar comigo porque não estava conseguindo horário para agendar tantos acompanhamentos no final de semana. Ela falou que isso estava acontecendo porque os outros studios da cidade não abriam nesse horário. Naturalmente, atender nesse horário se tornou um diferencial para nós! 

A nossa ação foi converter esse problema de muito cliente para o mesmo horário numa solução ao transformar um espaço que tínhamos numa área extra para fotografar acompanhamentos. Então, assumimos isso e anunciamos para todo mundo que temos disponibilidade aos sábados. 

Uma demanda nova surgiu porque compreendemos uma necessidade do cliente. Os outros concorrentes podem até fazer o mesmo depois que viram a nossa ação, mas nós sempre vamos continuar inovando. 

O que o seu concorrente não faz?

Na sua cidade tem alguém que fotografe das 19h às 21h? Provavelmente muita gente tem interesse em fotografar acompanhamentos fora do horário de expediente, mas ainda nem sequer saber dessa possibilidade. Se você fizer, será o único! Talvez o diferencial que você procura seja ir a casa do cliente. Ou até mesmo algumas soluções como disponibilizar maquiagem ou roupas. 

Tudo depende apenas das suas ações. Pense bem no que o seu cliente deseja e o concorrente não faz que você vai achar algo simples e que funciona! O cliente sempre quer comodidade, então busque oferecer isso! As ideias são muitas do que pode ser feito, mas foque em tornar algo prático. O que importa é você ter algo diferente. 

_______________________

Se você curtiu essa discussão e quer aprender mais sobre fotografia, nos acompanhe nas redes sociais e navegue no nosso site. Esse é o melhor podcast para fotógrafos e com conteúdo inteiramente gratuito para você!

Facebook | Instagram | Twitter

vídeo sobre o assunto:

//www.fotologia.net" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen>

Assine: iTunes | Android | RSS

Compartilhe isso:

Envie o seu comentário

Últimos Podcasts