O que você acha não importa - Lição para fotógrafos - #006 Vlog

O que você acha não importa…

Por: Rebecca Martins

Capa de madeira com gravação é legal?

A noiva gosta de comprar páginas extras para o álbum de casamento?

Será que os noivos escolheram tudo o que comprariam de produtos fotográficos?

Que tal álbuns extras com fotos dos convidados?

O que você acha dessas sugestões?

Antes que você pense na resposta, saiba que não importa! O que você acha só tem relevância depois que você TESTA! 😉

Muitas vezes, uma venda extra é perdida porque o fotógrafo acha que os gastos dos noivos estão no limite e que eles não vão querer mais produtos. Mas o que o fotógrafo pensa dos noivos não tem importância, o que vale é o que os noivos dispõem para gastar. Que tal começar a agir diferente? Teste oferecer mais produtos, sempre focando os argumentos nas soluções que você está entregando. Deixe que os noivos decidam seu limite, não tente julgar o poder aquisitivo de seus clientes baseado nas suas crenças.

Quando se julga a disponibilidade de alguém para comprar algo de modo equivocado, quem sai perdendo é tanto o cliente como o fotógrafo. O cliente espera que o vendedor mostre o produto que é melhor e mais conveniente para ele. Nunca ache que está indo além. Teste pra saber.

O exemplo das startups

As empresas emergentes em tecnologia (também conhecidas como startups) tiveram um imenso desenvolvimento nos últimos anos, baseado, em boa parte, no planejamento feito para o desenvolvimento do modelo de negócios que as elas aplicam. Um dos comportamentos mais praticados por elas é TESTAR para validar suas ações! Antes de se julgar a viabilidade de um produto para a venda, ele é testado para analisar a resposta do público à ele: se os consumidores estão dispostos a pagar pela solução oferecida e se o produto responde de forma coerente às expectativas do mercado.

Então, antes de sair dizendo que algo não funciona, faça o favor de testar! Arrisque em novos pacotes, desenvolva novos produtos, tente fazer uma venda extra.

Se você quer ter um trabalho diferente, é preciso testar algo diferente. É necessário ir para a prática – colocar cada verbo em ação, não apenas ficar estagnado acreditando numa ideia hipotética.

Lembre-se:

Perguntar aos clientes não é uma ofensa.

Tente fazer a diagramação de um álbum extra e tente vender. Se der certo, você tem mais um produto incluso no pacote; se não der certo, agora, você pode falar com razão que algo não funcionou.

________________________

Veja o vídeo curto do Gustavo falando sobre esse tema, lá do nosso canal no Youtube!

Se você curtiu essa discussão e quer aprender mais sobre fotografia e vendas, nos acompanhe nas redes sociais e acesse o fotologia.net, o melhor podcast para fotógrafos com conteúdo inteiramente gratuito para você!

fb.com/fotologiacast
Twitter.com/fotologiacast
fotologia.net

Leia mais!

/estilofotografico/

Assine: iTunes | Android | RSS

Compartilhe isso:

Envie o seu comentário

Últimos Podcasts