Nós não temos o segredo para o sucesso, infelizmente. Mas o do fracasso…

O segredo do fracasso é dizer sim para tudo. Com absoluta certeza, o “sim” é o maior ladrão da tua produtividade.

Você terá que aprender a dizer “não”, se você estiver no caminho certo. Afinal, se tua carreira está se desenvolvendo bem, não dá para você fotografar parto, casamento, velório, divórcio, produto e mais um bocado de coisa.

É preciso aprender a demitir cliente

No processo do desenvolvimento, escolher o que fotografar é necessário. Para isso,  também  é preciso ter a habilidade de dizer não. Além disso, dizer não para aquelas situações que você sabe que é um baita pepino. Se você vê que algo é problema, diga não. No caminho do sucesso, não tem espaço para problema que dá mais prejuízo do que lucro.

Segundo boa parte dos empreendedores, dizer “não” é uma das principais características de quem empreende com sucesso. Mas não saia dizendo “não” para todo trabalho que aparece pela frente, saiba bem administrar isso. Primeiramente, é preciso ter um rumo para poder dizer “não” para algo.

Você terá aprendido a dizer “não” para a coisa certa quando você sentir. Por exemplo, você é fotógrafo de um determinado nicho e recebe um orçamento até de uma grana boa, mas sabe que o trabalho é uma furada. Se doer dizer, pode ter certeza que esse é o caminho certo. Se não doer, essa negação é para algo irrelevante.

Quando você decide o caminho e põe os limites, é normal sentir dizer o “não”. E mais do que dizer “sim”, é preciso aprender a dizer “não” para o que está fora da nossa zona de genialidade, fora do nosso caminho. Enfim, coloque de lado tudo o que te tira do teu objetivo. Não gaste tempo com algo que não te impulsiona a crescer. 

_______________________

Se você curtiu essa discussão e quer aprender mais sobre fotografia, nos acompanhe nas redes sociais e acesse ao fotologia.net, o melhor podcast para fotógrafos com conteúdo inteiramente gratuito para você!

fb.com/fotologiacast
Twitter.com/fotologiacast
fotologia.net

“>