Vocês vêm o Eduardo fazendo ensaio da noiva, ensaio dos noivos, fotos com quase todos os convidados e ainda mais detalhes. Já ficou se perguntando por qual motivo ele tem tempo para fazer tudo? O segredo do Eduardo é ter organização antes do casamento, ou seja, uma reunião com os clientes para se preparar.

Muita gente pensa que é só conseguir “fisgar” o cliente, fechar o contrato, agendar a data e ir trabalhar no dia. Mas não é bem assim que funciona, é preciso organização antes do casamento. Essa reunião torna possível realizar cada um dos desejos do cliente.

O Eduardo tem um cheklist sensacional para a reunião pré-casamento. Esse cheklist foi baseado em quase 20 anos de experiência no mercado e todas as situações inusitadas que apareceram para ser resolvidas nessa trajetória. E nós estamos disponibilizamos de presente para você!

Como esse arquivo foi montado?

Essa reunião, normalmente, é marcada uma semana antes do casamento, para que as informações estejam novas na cabeça. Assim também fica mais fácil de não confundir um casamento com outro. E isso também é bom para o casal, já que eles, provavelmente, só devem ter definido tudo do casamento por volta dessa data. Se a reunião for muito antes do casamento, a probabilidade de não saber informações de cerimonialista e detalhes semelhante é enorme.

Passo a passo para o cronograma – reunião com os clientes

1 – Confirmar os dados com os noivos

Com o Eduardo, já aconteceu de noivo trocar o número do telefone na semana do casamento e ficar impossível de se comunicar. Então, confirme os detalhes de horário, local e informações dos noivos.

2 – Montar o seu cronograma

Esse cronograma pode ser baseado no da cerimonialista, mas vai ter muito mais detalhes sobre o que você vai fazer. Afinal, a cerimonialista não vai saber qual o horário para você chegar no salão da noiva, nem para fotografar o noivo ou a decoração. Então planeje isso com o casal para você ter tempo para tudo. Com organização, você consegue estar em todos os lugares que gostaria, sem prejudicar de forma nenhuma.

3 – Fale sobre os convidados

Esclareça sobre as fotos dos convidados, se eles vão tirar fotos com todo mundo ou só com uma parte.  Explique que se eles não forem tirar fotos com todo mundo, talvez alguma tia distante não apareça em algum momento da história e talvez ela fique sem foto. E também deixe claro que se eles forem tirar fotos com todos os convidados é algo bastante cansativo.

4 – Derrube a ficha

Faça o casal perceber o que vai acontecer no próximo final de semana. Conte como essa é uma data mágica que só vai acontecer uma vez, faça a noiva viver a fantasia do momento ao contar alguma história. Mexa com os sentimentos do casal e prepare-os para o que virá pela frente!

5 – Fale sobre o make-up

Explique tudo o que vai acontecer enquanto ela estiver se arrumando e o que você vai fotografar. Dê ideias de outras ideias legais que você viu em outros maku-ups. Por exemplo, escrever o nome das solteiras na barra do vestido.

Também deixe claro a necessidade da pontualidade do salão para que seja possível você fazer o ensaio com a noiva.

6 – Combine sobre o religioso

Nesse momento, você deve ouvir mais do que falar. Conheça a expectativa do casal. Veja quais são os detalhes de quem entra primeiro ou depois. Se você tem experiência na capela, compartilhe com os noivos.

7 – Fale sobre a recepção

Saiba sobre tudo o que vai acontecer na balada, se vai ter discurso, espumante e qualquer outro detalhe. Combine e fale principalmente da dança, essa é uma das horas mais tensas da recepção. Se for uma dança coreografada, pergunte onde é possível fotografar cada pose de frente.

8 – Monte o cronograma!

Quando terminar o passo a passo, monte o cronograma como o do exemplo, e envie para a noiva e toda a sua equipe.

Assim, você vai diminuir bastante os problemas dos clientes e conseguir alcançar a expectativa deles e suas!

_______________________

Se você curtiu essa discussão e quer aprender mais sobre fotografia, nos acompanhe nas redes sociais e acesse ao fotologia.net, o melhor podcast para fotógrafos com conteúdo inteiramente gratuito para você!

fb.com/fotologiacast
Twitter.com/fotologiacast
fotologia.net