Paradoxo da escolha | Pacotes de fotos

Já ouviu falar sobre o paradoxo da escolha? Esse estudo vai transformar o teu sistema de vendas – para melhor! 😀

O que é o paradoxo da escolha?

Quem pensou nisso foi o Barry Schwatz. Ele compreendeu que as pessoas – para serem felizes – precisam de liberdade de escolha. Será que isso quer dizer que mais liberdade e quanto mais escolhas, mais felizes as pessoas são?! Pois é, nem tanto.

Em determinado ponto da vida, o ciclo muda e surge o paradoxo da escolha. São tantas decisões que nos tornamos infelizes por ter que abrir mão de alguma coisa para ter outra.

Um número muito grande de opções acaba deixando as pessoas infelizes e não felizes. Esse estudo foi comprovado centenas de vezes em vários casos, mas o mais famoso é o caso das geleias.

O caso das geleias

Uma pesquisadora americana levou para um mercado uma mesa com variações das ofertas para entender, na prática, como funciona o paradoxo das escolhas.

Um dia com 24 potes de sabores diferentes, outro dia com 24 potes com 4 sabores diferentes – e isso foi sendo alternado durante um período de um ano. Sabe qual foi a conclusão? Quanto mais opções tinha, mais gente visitava o stand; mas quando tinha menos opções, o número de vendas aumentou em 10 vezes! Isso mesmo que você leu, vendeu 10 vezes mais!

As pessoas não queriam ter a sensação que estavam escolhendo um sabor e deixando outro, então, elas saíam mais satisfeitas quando tinha menos sabores. Para evitar um possível arrependimento ou ter essa sensação de perder algo, as pessoas preferiam não comprar.

E o que isso tem a ver com meu negócio de foto?

Imagina só que você fotografa gestante e tem dezenas de pacotes, opções, variações, modelos e etc. Isso gera uma confusão enorme na cabeça de teu cliente. Um número bacana é ter 4 pacotes, você pode montar eles baseado naqueles que já têm um fluxo bacana. Depois, vai fazendo um teste A – B, verificando o que vai precisar no teu mercado, seja lá mais ou menos.

Enfim, fuja do paradoxo das escolhas. Na maioria das vezes, menos é mais!

_______________________

Se você curtiu essa discussão e quer aprender mais sobre fotografia, nos acompanhe nas redes sociais e acesse ao fotologia.net, o melhor podcast para fotógrafos com conteúdo inteiramente gratuito para você!

fb.com/fotologiacast
Twitter.com/fotologiacast
fotologia.net

Assine: iTunes | Android | RSS

Compartilhe isso:

Envie o seu comentário

Últimos Podcasts