PASTEL FRITO NA HORA! - O que você faz para se diferenciar?

Você provavelmente conhece muita gente que vende foto, mas e pastel?! Para conseguir vender em qualquer mercado é preciso proporcionar algo único para as pessoas. O que você faz para se diferenciar?

Joãozinho do pastel

Andando pelo centro de Bento Gonçalves – RS, um cidadão me chamou a atenção. Ele estava descendo a rua com gravata borboleta, suspensório e uma caixinha térmica com  “pastel frito na hora” escrito. 

Nessa mesma hora, tinha 2 rapazes fazendo a pintura de um muro e eles falaram “lá vem o Joãozinho do pastel”. Aquela figura conseguiu chamar a atenção pra um produto extremamente comum. Afinal, todo mundo acha pastel em qualquer lugar do Brasil com facilidade. Além disso, Joãozinho conseguiu se destacar até mesmo das padarias excelentes que estão no centro da cidade! 

Eu parei o Joãozinho, comprei o pastel quentinho e chamei para conversar. Ele disse que não foi fácil pra vender pastel no início. Se ele saísse só com a caixinha, não seria suficiente para chamar a atenção das pessoas. Por isso, ele buscou uma maneira para conseguir a atenção das pessoas. O jeito que ele encontrou foi justamente usar uma roupa bem passada e uma gravata borboleta.  Pode até parecer exagero para vender pastel na rua, mas é assim que ele passa uma boa impressão para muita gente! 

Eu ainda perguntei para Joãozinho quantos pastéis ele vende por dia. Você tem ideia de quantos?! Joãozinho vende uma média de 160 até 200 pastéis por R$ 3,00 diariamente na rua! Ele passa todos os dias nos mesmos horários, perto das 10h da manhã, que é justamente quando a galera já está morrendo de fome.

A importância de se diferenciar

Tem fotógrafo que vem reclamar que não consegue fechar um casamento há mais de 2 meses! Então, se você é essa pessoa, teria a coragem de colocar a gravata borboleta e segurar a caixinha de pastel frito na hora e caminhar no centro da cidade?

Não existe crise ou conversa que o Instagram não funciona para quem tem coragem para colocar a gravatinha e segurar a caixa do teu mercado. Comece a pensar no que pode fazer de diferente, no que não é cópia, em como abordar os clientes e o que é recorrente no seu mercado. 

Eu só queria que você começasse a pensar no padrão do que acontece com as pessoas que vendem. Normalmente, são pessoas que oferecem uma solução, mas dão jeito para aparecer mais do que os outros. 

Se você não conseguir um modo de chamar a atenção das pessoas, fica difícil das coisas darem certo. Enfim, é preciso fazer algo para se diferenciar!

_______________________

Se você curtiu essa discussão e quer aprender mais sobre fotografia, nos acompanhe nas redes sociais e navegue no nosso site. Esse é o melhor podcast para fotógrafos e com conteúdo inteiramente gratuito para você!

Facebook | Instagram | Twitter

vídeo sobre o assunto:

//www.fotologia.net" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen>

Assine: iTunes | Android | RSS

Compartilhe isso:

Envie o seu comentário

Últimos Podcasts