PERSONA E PÚBLICO ALVO DE FOTÓGRAFO

Quer saber como montar a sua persona e público alvo de fotógrafo? Quer começar a fazer marketing digital agora mesmo?!

O que é o público alvo de fotógrafo?

Você já deve ter ouvido o ditado que falar que “caminhar na direção certa é melhor do que correr para lugar nenhum. O público alvo define o norte que o marketing de uma empresa vai ter. As grandes empresas, como a coca-cola, fazem pesquisas gigantescas para entender o tipo de cliente. Essas empresas coletam informações como estado civil, escolaridade, renda e etc.

Obviamente, você não precisa fazer a pesquisa de uma cidade toda, mas só em compreender quem já é cliente seu vai esclarecer muita coisa! Então, faça uma listinha com uns 10 – 20 clientes e use as informações que eles deixam claras no próprio Facebook deles! A partir disso pesquise fatores como estado civil, gênero, idade, profissão, cidade…

O objetivo dessa lista é para que você tenha mais cliente como os seus. Entretanto, se você quiser mudar o tipo de cliente, o ideal é que essa lista também contenha informações dos clientes que você quer captar. Se você tem um concorrente que tem o público exato que você gostaria de ter, não é crime dar uma pesquisada nesses clientes! Outra ferramenta que é possível usar é o site do IBGE. Nesse site é possível saber quantos bebês nascem (para o pessoal do newborn) e quantos casamentos são feitos na região, mas não adianta gastar muita energia por lá, ok?!

Com os dados já alcançados, comece a fazer campanhas no Facebook e no Google!

E quem é a persona?

A persona é um personagem que representa os seus clientes. Ela é uma pessoal real que tem hábitos, sonhos, desejos e medos. Então é preciso conhecer bem porque é para ela que você está trabalhando.

Pra saber como essas pessoas sonham e imaginam é preciso perguntar. Por exemplo, no final de um trabalho pergunte a elas qual o motivo delas terem escolhido justamente você para fotografar, se decidiram primeiro o fotógrafo ou lugar, se tinham outra alternativa de fotógrafo, qual ferramenta que usaram para encontrar o fotógrafo e etc! Essas perguntas não são aleatórias, elas são para você conhecer o seu cliente e a relação deles com o seu produto.

Desse modo, você vai conhecer mais e saber como melhorar nas áreas de medo e insegurança. Antes de tudo, não ache que sabe o que o seu cliente pensa. Afinal, você é o fotógrafo e não o cliente! Sua responsabilidade é saber sobre técnica e valor de foto, mas tem cliente que só pensa em foto para postar no Instagram se estiver magro e se combinar com o feed.

Por fim, após a listinha ter sido feita, acesso o site geradordepersonas.com.br e crie o seu pdf com a sua persona para você imprimir e pensar nessa pessoa sempre que for criar algum conteúdo!

 

Sugestão: pesquise sobre mapa da empatia 😀

_______________________

Se você curtiu essa discussão e quer aprender mais sobre fotografia, nos acompanhe nas redes sociais e acesse ao fotologia.net, o melhor podcast para fotógrafos com conteúdo inteiramente gratuito para você!

fb.com/fotologiacast

instagram.com/fotologiacast

Twitter.com/fotologiacast

fotologia.net

vídeo sobre o assunto:

//www.fotologia.net" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen>

Assine: iTunes | Android | RSS

Compartilhe isso:

Envie o seu comentário

Últimos Podcasts