PONTO COMERCIAL - Devo ter um estúdio de fotografia?

Se você está começando a carreira, não abra um ponto comercial antes de responder algumas perguntas. Nós temos muitos anos de mercado e sabemos bem como funciona um estúdio de fotografia. Além disso, vários colegas nossos possuem estúdio e nós sabemos como são os dilemas que isso traz.

Quando posso ter um ponto comercial?

Nós, na nossa missão de te ajudar a ter um negócio que prospera, temos a responsabilidade de te alertar sobre montar um ponto comercial. Para ter um escritório ou estúdio fotográfico é preciso um volume de clientes e de faturamento que dê lucro e ainda sobre. Por isso, antes de qualquer coisa, se esforce para fazer agendamentos, ter clientes e gerar renda. Depois, você pode analisar se precisa de um escritório.

Sobretudo, é necessário saber se esse escritório vai te dar condições de fechar mais trabalhos. Se, mesmo com o aumento dos custos, esse ponto comercial alavancar o seu negócio para ser mais valioso é que vale a pena pensar em organizar um. Caso alguma coisa qualquer não esteja clara, você não está pronto pra ter o escritório.

É importante lembrar que é possível ter um negócio muito próspero e com valores interessantes mesmo atendendo o cliente na casa dele, num café ou até alugando um espaço em algum coworking. Essas opções são mais em contas e tornam tudo mais simples.

O mercado de fotografia mudou muito. Aqueles caras que tinham grandes lojas fecharam os seus negócios porque não conseguiram competir com a nova realidade do mercado fotográfico. Atualmente, os fotógrafos estão trabalhando com estruturas enxutas e menores.

Estúdio fotografia

Se a intenção é montar um estúdio fotográfico e não um escritório, as circunstâncias são outras. Afinal, você vai poder trabalhar em dias frios, chuvosos e até mesmo de noite. Caso a sua cidade seja perigosa, um estúdio traz diversas outras oportunidades.

Mas para montar um estúdio é preciso responder positivamente a seguinte pergunta: o volume de atendimento vai aumentar se tiver o estúdio?

Para ter um estúdio é preciso ter um compromisso para agendar mais porque os custos operacionais vão mudar. Então, tenha cuidado. Pense comercialmente através dos números, não só pelo sonho.

Ainda existem muitas pessoas quebrando porque não sabem a hora, momento e propósito certo montar um estúdio de fotografia.

_______________________

Se você curtiu essa discussão e quer aprender mais sobre fotografia, nos acompanhe nas redes sociais e navegue no nosso site. Esse é o melhor podcast para fotógrafos e com conteúdo inteiramente gratuito para você!

Facebook | Instagram | Twitter

vídeo sobre o assunto:

">

//www.fotologia.net" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen>

Assine: iTunes | Android | RSS

Compartilhe isso:

Envie o seu comentário

Últimos Podcasts