PÓS-VENDA - O fotógrafo tem a OBRIGAÇÃO de fazer isso

Você acha que pós-venda para fotógrafo é importante? Você sabia que isso pode te ajudar a perpetuar o teu negócio de fotografia de uma maneira saudável?

Pós-venda x Venda extra

Venda extra é quando você vende algo a mais com o cliente do que estava disposto no contrato. Por exemplo, você fechou um contrato de um ensaio por R$ 1.000,00, mas acabou vendendo mais R$ 500,00 em foto. Essa venda adicional dentro de um contrato que já estava fechado é comum em casamento, aniversários, ensaios e etc.

Já o pós-venda não tem a ideia direta de vender, mas de receber um retorno da experiência do cliente. Por exemplo, você fez um ensaio de gestante e, depois de tudo entregue, liga para verificar se todo o material está certo. Nessa hora, você pode perguntar sobre o funcionamento do pendrive, do álbum, se precisa de alguma ajuda  e etc. Problemas como conseguir postar as fotos em redes sociais podem acontecer por questões pessoais do cliente e isso acabar gerando algum descontentamento. Outra questão que pode acontecer é o álbum ter vindo amassado e é sua responsabilidade, como profissional, corrigir isso. O pós-venda é importante para o cliente ficar satisfeito!

As consequências do pós-venda são:

1 – satisfação do teu cliente

Já que o intuito é resolver qualquer problema que possa ter acontecido, o teu cliente não vai ter do que reclamar e, consequentemente, vai ficar muito satisfeito.

2- aumentar o número de indicações

Cliente satisfeito é indicação na certa! Além disso, é ótimo pois as pessoas vão realmente confiar no teu trabalho por saber que você dá valor ao cliente.

3 – Poder receber a opinião do cliente

A partir disso, o cliente pode compartilhar sobre a experiência de ser fotografado. Acima de tudo, você pode conhecer mais os seus pontos fortes e o que pode melhorar.

A importância de resolver os problemas

Principalmente para quem tem fluxo intenso de ensaios e casamentos, é normal que ocorra algum probleminha ao longo da semana. Mas nunca deixe esse cliente que teve algum problema sem alguma satisfação. Desse modo, você ganha vários pontos com o cliente e certamente ele vai te perdoar se você justificar e ainda resolver o problema.

Lembre-se de começar por aqueles problemas que estão pegando fogo e que o cliente pode te prejudicar. Então, coloque tudo que tiver atrasado em dia e planeje uma solução para que aquilo que deu errado não aconteça mais. Busque deixar o seu fluxo de trabalho o mais perfeito possível para que menos pessoas tenham problema.

Seja prático, nas soluções!

Você já fez alguma estratégia de pós-venda? Não esquece de compartilhar com a gente, queremos muito saber como foi a sua experiências. Mas se nunca fez, chegou a hora de fazer! 😀

_______________________

Se você curtiu essa discussão e quer aprender mais sobre fotografia, nos acompanhe nas redes sociais e acesse ao fotologia.net, o melhor podcast para fotógrafos com conteúdo inteiramente gratuito para você!

fb.com/fotologiacast

instagram.com/fotologiacast

Twitter.com/fotologiacast

fotologia.net

vídeo sobre o assunto:

//www.fotologia.net" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen>

Assine: iTunes | Android | RSS

Compartilhe isso:

Envie o seu comentário

Últimos Podcasts