QUAIS FOTOS VENDEM MAIS?

Que tipo de fotos vendem mais? Será que existe realmente um tipo de fotografia mais fácil de vender? Se você trabalha com pessoas, existe sim!

Uma das gerentes do estúdio do Gustavo, a Adriana, disse que as fotos que as pessoas mais compram são retratos bem posados e bem iluminados e fotos dirigidas com interação “espontânea”. As fotos posadas são as que sempre vendem pois são escolhas certas para gestantes, casais, debutantes…

Mesmo que você só acredite em direções soltas e teu cliente também goste disso, se você fizer retratos bem posados dentro do ensaio, é muito provável que você venda essa foto.

Por que essas fotos vendem mais?

Isso acontece porque a ideia que as pessoas têm de fotos bonitas são justamente desse tipo de retratos. As pessoas estão esteticamente bem e é confortável se sentir bonito. A pose tem justamente a função de posicionar as pessoas da melhor forma possível e isso não é de hoje. Antigamente, os pintores descobriram que tinham posições que harmonizavam mais as formas humanas e, consequentemente, as pinturas ficavam mais bonitas.

Por exemplo, se você fotografar a gestante com uma perna apoiando, um ombro mais caído e o queixo esticado com uma bela luz é praticamente impossível que essa foto não seja vendida.

Então, estude poses! Mesmo que seja um ensaio lifestyle, separe um tempinho para essas fotos. Isso vai ajudar bastante os seus negócios melhorarem. Se você não gosta muito da ideia, teste antes de reclamar. Você é o fotógrafo, trabalhe bem pra ter um resultado que você goste!

E as fotografias dirigidas com interação espontânea?

Essas são aquelas fotos de sorrisos espontâneos ou da mãe segurando o filho ou de expressões de amor de um casal. Isso tudo é muito bonito porque parece espontâneo. Mas, na verdade, o fotógrafo parte de uma pose até ter uma interação para quem esteja sendo fotografado se solte. Quem fala muito sobre isso é o Robison Kunz, ele sempre conta como ter fotografias dirigidas com uma espontaneidade muito forte. Se você buscar referências, vai achar muita foto de gente com expressões e também bonitas porque o braço, os dedos e corpo estão bem posicionados. Essa é mais uma técnica para você arrebentar nas vendas!

As suas fotos são valiosas e merecem ser vendidas. Se você fizer esse tipo de foto no seu ensaio, vai te ajudar muito a vender mais! Antes de qualquer coisa, teste bastante! Afinal, todo mundo que coloca isso em prática consegue um resultado fantástico.

_______________________

Se você curtiu essa discussão e quer aprender mais sobre fotografia, nos acompanhe nas redes sociais e acesse ao fotologia.net, o melhor podcast para fotógrafos com conteúdo inteiramente gratuito para você!

fb.com/fotologiacast

instagram.com/fotologiacast

Twitter.com/fotologiacast

fotologia.net

vídeo sobre o assunto:

//www.fotologia.net" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen>

Assine: iTunes | Android | RSS

Compartilhe isso:

Envie o seu comentário

Últimos Podcasts