QUAL CLIENTE DÁ MAIS LUCRO? - Quantidade ou qualidade

Você sabe qual cliente dá mais lucro? Se é o de baixa, média ou alta renda? A verdade é que todos eles dão lucro, mas é preciso escolher qual tipo de cliente você quer atender e adaptar as suas ofertas para isso.

Alta renda x baixa renda

Se você escolher o cliente de alta renda é importante saber quais as características e preferências dele. Geralmente, o público de alta renda valoriza a exclusividade. Ou seja, você vai atender numa menor quantidade e ter produtos mais caros. Além disso, esse público gosta de comprar de pessoas que vivem na mesma realidade. Por isso o custo para atender esse tipo de cliente é alto. A quantidade de clientes é menor, mas o faturamento é maior. 

Escolhendo o cliente de baixa renda, é possível lucrar da mesma forma! A diferença vai estar no volume de trabalhos. As necessidades de um cliente de baixa renda são diferentes do cliente de alta, o que possibilita ter um fluxo mais intenso de trabalhos. É surpreendente o que esse público consegue consumir quando se tem uma boa oferta, o produto certo e a possibilidade de parcelamento. Geralmente, eles compram produtos com um bom custo benefício; mas não precisam da exclusividade. 

O veredicto – “qual cliente dá mais lucro?”

Qualquer tipo de cliente que você escolher existe a possibilidade de faturar bem e ter um negócio funcionando. Não pense que só o cliente rico vai fazer você lucrar com o seu negócio. A ideia de trabalhar pouco e ganhar muito realmente é muito boa. Entretanto, o seu negócio pode estar precisando focar no segmento que já está dando certo. Se o cliente de média ou baixa renda compra bastante de você, busque estratégias de alcançar ainda mais esse público. 

Isso é válido para qualquer mercado! Em todo lugar tem restaurante de baixa, média e alta renda e sempre tem cliente para todos eles! 

Supermercado de baixa ou alta renda, qual que lucra mais?

Eu estava conversando com o dono de um supermercado popular da minha cidade e comentando que ele tem uma caminhonete importada que é exatamente a mesma do dono de um mercado de classe alta. Os dois possuem o mesmo nível de lucro, mesmo atingindo mercados diferentes. Ele me falou que os dois vendem comida, estão no mesmo mercado, lucram e vivem disso; sendo que a diferença era que a caminhonete dele estava paga e a do outro cara financiada. Era uma brincadeira dele, mas que tinha um fundo de verdade grande. O dono do supermercado popular estava conseguindo lucrar ainda melhor e ter resultados mais satisfatórios do que o do dono do mercado de classe alta, que ainda estava aperfeiçoando o seu negócio.

Esse exemplo é para mostrar que é possível lucrar com qualquer público, basta escolher qual se encaixa melhor para você e investir nas ações certas. Todo tipo de cliente é bom e a melhor parte é colocar o dinheiro no bolso!

_______________________

Se você curtiu essa discussão e quer aprender mais sobre fotografia, nos acompanhe nas redes sociais e navegue no nosso site. Esse é o melhor podcast para fotógrafos e com conteúdo inteiramente gratuito para você!

Facebook | Instagram | Twitter

vídeo sobre o assunto:

//www.fotologia.net" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen>

Assine: iTunes | Android | RSS

Compartilhe isso:

Envie o seu comentário

Últimos Podcasts