Qual o problema em dizer “EU NÃO SEI”? - #004 Vlog

Qual o problema em dizer “ EU NÃO SEI ”? 

Alguns fotógrafos têm dificuldade em admitir que não entendem sobre alguma coisa, um exemplo aleatório: Fulano comprou um flash novo e não sabe como configurar em escravo/master, porém, tem vergonha de pedir ajuda. Sinceramente, isso não faz o menor sentido!

Eu não sei

Eu não sei

Se você pudesse presenciar uma conversa minha (a respeito de alguma técnica e/ou equipamentos) com esse fotógrafo do exemplo assistiria algo assim:

Hipoteticamente pergunto:
“Essa foto foi feita com compensação de exposição dois pontos para mais, você sabe como faz ai na sua câmera né?”
O fotógrafo do exemplo responde:
“Sim, claro que sei!”
Mesmo sem fazer a menor ideia do funcionamento da própria câmera, numa atitude irracional (ou não intencional), acaba mentindo para não parecer “inferior” ou demonstrar uma “fraqueza”. Quando foi que não saber alguma coisa tornou alguém inferior? =0

Eu mesmo tive um problema com uma das minhas câmeras tempos atrás, tinha bloqueado o menu traseiro e não conseguia mais liberar o negócio de jeito nenhum. O que eu fiz? Corri para o grupo da Fuji no Facebook e pedi para o povo:
“Pessoal, como faço pra desbloquear a câmera?”
Achei engraçado a reação de algumas pessoas com comentários do tipo:
“Pô Vanassi, mas você não sabe uma coisa tão simples?”
NÃO, NÃO SEI! E foi aí que perguntei:
“Qual o problema em dizer que eu não sei?”

Fica a reflexão porque ao admitir que não sabemos invariavelmente crescemos. A oportunidade de aprender faz com que a curva de aprendizado diminua, porém isso só é possível dando o primeiro passo… Admitir! EU NÃO SEI!

Então amigo fotógrafo, não se engane. Se você está em dúvida ou não conhece algum conceito, pergunte para outros colegas de profissão. O resultado será impressionante porque, na grande maioria das vezes, seus colegas vão te responder com o maior carinho.


Continue acompanhado o artigo assistindo o vídeo…



Você já nos segue no face?

https://www.facebook.com/fotologiacast

e no youtube?

https://www.youtube.com/fotologiavlog

Um abraço

Eduardo Vanassi

Assine: iTunes | Android | RSS

Compartilhe isso:

Envie o seu comentário

Últimos Podcasts