Você entrou no mercado de foto e não sabe se está na hora certa de sair do emprego pra colocar o negócio pra frente?! Vem com a gente que vãos te ajudar a entender isso 😀

Muitos fotógrafos começam a clicar por diversão. A partir daí uns amigos veem que a pessoa fotografa bem e pede orçamento. Logo logo já está ganhando um dinheirinho e começa a vir a dúvida se é a hora de sair do emprego estável para arriscar em algo novo. Entretanto, o emprego já é adequado para o padrão de vida e traz um certo conforto.

O que fazer?

Da perspectiva de um gestor de empresas, o correto a se fazer é começar a trabalhar mais com fotografia, mas não largar o emprego. Uma dica é começar a fazer eventos e ensaios em horários alternativos (finais de semana e depois do expediente). Isso vai trazer consistência nos trabalhos que você entrega e começar a ter cliente que gostam do teu trabalho e te indicam.

A segunda fase já é conseguir clientes que você nem conhecem, mas que chegam através de indicação. Isso mostra que seu trabalho é valioso e que as pessoas entendem isso! Esse é o ponto fundamental para enxergar a hora certa de sair do emprego.

O perigo da paixão

Muitos começam a fotografar pra os amigos de graça e, quando fecham um ou dois eventos, já pensa: vou viver disso! Mas quando entram no mercado acabam se frustrando. Além dos amigos, poucos enxergam esse valor no trabalho. E, mesmo fazendo marketing, poucas pessoas se interessam pelo trabalho por não ser maduro o suficiente. Depois de pouco tempo, é bastante difícil funcionar sem precisar se reerguer várias vezes.

Sair do emprego na hora certa

Você exercendo a sua profissão vai ter estabilidade para montar um plano de negócio e estruturar toda a empresa antes da grande mudança. Com a prática, é possível descobrir o quando terá de custo, a carga de trabalho e tudo mais. Veja qual é seu custo operacional e quanto pode cobrar de acordo com o público. Isso vai trazer segurança para quando você oficializar seu trabalho como fotógrafo. Além disso, a aceitação e os contratos fechados chegando no mesmo nível que o seu trabalho atual sinalizam que está chegando a hora e é possível começa a pensar.

Isso será cansativo, estamos falando de uma jornada dupla. Mas é o caminho para uma decisão mais segura. E, quando chegar a ter mais lucro que o seu trabalho atual, é a hora para dizer adeus para ele e chegar para investir de verdade na fotografia. Você pode arriscar sem ter público ou experiência, mas é bem mais difícil de conseguir tudo. Não despreze seu emprego atual, mas veja ele como um auxílio para impulsionar o seu sonho. Quando chegar a hora, queremos ver você tendo muito sucesso!

_______________________

Se você curtiu essa discussão e quer aprender mais sobre fotografia, nos acompanhe nas redes sociais e acesse ao fotologia.net, o melhor podcast para fotógrafos com conteúdo inteiramente gratuito para você!

fb.com/fotologiacast
Twitter.com/fotologiacast
fotologia.net