“Vanaaaaassi, que câmera eu compro para começar a fotografar?” Você também está sentindo esse leve desespero? Continua aqui com a gente que vamos te ajudar!

Então, vamos te mostrar alguns pontos que são bem importantes na hora de escolher o equipamento. E também te lembrar de que logo após conseguir o equipamento, vem outras coisas que são essenciais para o teu negócio funcionar bem, por exemplo: entender o fluxo de caixa, montar uma estratégia comercial e várias outras coisas!

O que é preciso para começar a fotografar?

Para começar a fotografar, basicamente, você só precisa de uma câmera que tenha modo manual. Esse é o modo que te dá liberdade para fazer o que a tua criatividade quer. Tudo isso fazendo uso do tripé da fotografia: abertura, velocidade e ISO. É preciso entender bem essas três coisas para poder começar a fotografar bem.

Então, qualquer modelo que tenha o modo manual serve. Mas vamos te dar dicas mais específicas para você fazer o melhor negócio.

Qual a melhor marca?

A resposta é: a marca que seu amigo já tem! Então, quando você começar a fotografar, vai acabar se encaixando rapidinho em algum grupinho de fotógrafos. E, você tendo o equipamento na mesma marca que seus amigos têm, vai pode pegar lentes, flash e o que for preciso emprestado ou para testar.

Normalmente, teus amigos vão ter uma dessas marcas: Canon, Nikon, Fujifilm e Sony. Te indicamos ficar entre elas porque será mais fácil para depois se desfazer ou caso precise de qualquer ajuste ou coisa do tipo.

E qual o modelo?

Seguinte, basicamente temos câmeras: compactas, prosumers, DSLRs e a mirroless. Você deve começar com uma câmera DSLR ou mirrorless, que são câmeras que te dão a opção de trocar a lente e aumentar mais ainda as suas opções ao poder fazer uma foto aberta ou fechada.

Mas que câmera eu compro?

Então, a Canon é a marca mais popular entre os fotógrafos iniciantes. E os modelos acima da T4i vão suprir bem as tuas necessidades de iniciante. Se tiver com mais grana disponível, pode se aventurar nos modelos mais modernos.

Quanto a Nikon, é preciso ter bastante atenção nas lentes. Já que as câmeras mais baratas da Nikon não possuem motor de foco, ou seja, será preciso comprar lentes que tenham motor de foco e, normalmente, essas lentes são mais caras. Por fim, a partir do modelo da D3200 qualquer modelo é bem interessantes para quem está começando.

Agora é a hora da famigerada Sony! Tem muita gente comprando Sony por causa da tecnologia que estão trazendo. E o modelo que te indicamos é a a6000. Tendo mais grana para comprar as mais tops de linha, pode ir com segurança. Então, a questão que mais se fala sobre a Sony é que, normalmente, ela é usada pela galera do vídeo. No caso, para quem tem interesse em vídeo, a Sony é mais competente do que todas as outras.

E, para finalizar, vamos falar da Fuji, que é a queridinha dos fotógrafos profissionais. E, caso você não tenha amigo com qualquer uma das outras marcas, te recomendamos ela! O modelo que te indicamos é qualquer um a partir da X-T10. A grande vantagem dessa marca, em relação a Canon e Nikon, é justamente o fato da câmera ser bem pequena e é ótima para fotografar em viagens. Então, uma câmera com metade do tamanho das DSLRs faz uma grande diferença, sem falar que as lentes acompanham essa mesma logística. Lembrando que a qualidade dos arquivos é excepcional, tão como as citadas das outras marcas. 😀

Aproveita e dá uma olhada nesse ebook que é o Guia Definitivo das Câmeras, Lentes e Equipamentos!

_______________________

Se você curtiu essa discussão e quer aprender mais sobre fotografia, nos acompanhe nas redes sociais e acesse ao fotologia.net, o melhor podcast para fotógrafos com conteúdo inteiramente gratuito para você!

fb.com/fotologiacast
Twitter.com/fotologiacast
instagram.com/fotologiacast