QUEBREI MINHA EMPRESA DE PROPÓSITO

Para ficar na frente da concorrência é preciso quebrar a empresa antes que os concorrentes quebrem! Esse é um pensamento contraintuitivo e que, após entender, você também vai dizer “quebrei minha empresa de propósito e isso fez ela crescer!”.

A ideia de quebrar o negócio não é de acabar com ele agora, mas olhar para o que está sendo feito e imaginar o que poderia quebrar a empresa. A importância dessa atitude é para se proteger do mercado e dos concorrentes de ações prejudiciais.

Ao pensar nas fraquezas do negócio, se sabe do que pode acontecer antes mesmo de acontecer! Então, é possível se prevenir e se preparar.

Esse é um exercício feito por startups  porque o mercado muda muito rápido e tudo nele é inovador. Por isso é importante pensar nas fraquezas e em tudo o que pode acontecer e mudar.

Porque quebrei minha empresa de propósito

Na fotografia, por exemplo, tudo mudou no início dos anos 2000 por causa da mudança da fotografia analógica para digital. Uma das coisas que dava muito dinheiro era revelar filme amador, nessa época. Entretanto, com o desenvolvimento da fotografia digital, surgiu uma ameaça para quem trabalhava com isso. O Studio 7, da nossa família Vanassi, percebeu a  ameaça e se preparou para a mudança. Afinal, a fotografia ficaria mais acessível e as pessoas poderiam guardar no computador ou celular, sem revelar. Com essa percepção, o rumo do negócio mudou e foi possível investir mais no mercado de books e ensaios fotográficos. Desse modo, o nosso negócio decolou e permaneceu. Numa média de 2 anos, 80% das empresas de revelar fotografia quebraram porque não entendiam o movimento de mercado!

Então, independente se você estiver começando ou com mais tempo no mercado, observe os movimentos e o que está acontecendo. Além disso, procure o que pode quebrar a sua empresa e, se for preciso, quebre-a mentalmente até ter um plano para resolver o problema antes mesmo que ele afete o negócio.

Se você quebrar o seu negócio na hora certa, ele vai durar muito mais e ainda passar na frente de todas as empresas que não se adaptarem.

_______________________

Se você curtiu essa discussão e quer aprender mais sobre fotografia, nos acompanhe nas redes sociais e acesse ao fotologia.net, o melhor podcast para fotógrafos com conteúdo inteiramente gratuito para você!

fb.com/fotologiacast

instagram.com/fotologiacast

Twitter.com/fotologiacast

fotologia.net

vídeo sobre o assunto:

//www.fotologia.net" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen>

Assine: iTunes | Android | RSS

Compartilhe isso:

Envie o seu comentário

Últimos Podcasts