Consultoras da Avon, Mary Kay e Jequiti têm muito para te ensinar! Você já ouviu falar do monitoramento dos clientes?

Eduardo conta sobre uma situação bastante inusitada para ele. Certo dia, a sua mãe recebeu uma ligação às 23h. E quem era essa pessoa que ligava para a mãe dele essa hora da noite? A consultora dela de uma dessas marcas!

A consultora ligou porque sabia que o creme da mãe do Eduardo estava acabando e, além disso, o creme estava na promoção! E essa promoção incluía um creme para homem e a data estava próxima do dia dos pais. E tudo seria entregue antes da data especial. E, se fossem compradas duas unidades, poderia ter o pagamento prolongado por 30 dias, sendo pago apenas no dia da entrega.

O que um fotógrafo pode aprender com isso?

Primeiramente, a consultora conseguia monitorar a duração do creme da mãe do Eduardo. E entra em contato para a venda exatamente no horário de disponibilidade da cliente, que é durante a noite. Essa pessoa eliminou todas as objeções que a venda poderia ter: dificuldade de horário ou ter de ir atrás quando o produto acabasse. E além de tudo acionou o gatilho mental da continuidade. Já que as pessoas têm facilidade de comprar de quem elas já compraram.

O segredo do monitoramento dos clientes

Nos treinamentos dessas empresas, são ensinados fundamentos como monitorar a vida desses clientes. Por exemplo, olhar o facebook e reconhecer as necessidades do cliente.

Certa vez, a mãe do Eduardo estava retornando da praia e a consultora ligou oferecendo produtos pós-sol. Tudo isso devido por ter visto publicações dela sobre onde estava.

Então, intere-se da vida dos clientes e antecipe as necessidades. Se elas já te compraram alguma vez, certamente elas já confiam em você. E é muito mais fácil elas confiarem novamente.

Aplicando o monitoramento em noivas

Por exemplo, um casal que você fotografou o casamento, deve ser mantido o contato para verificar eventos como a gravidez. Assim como oferecer o ensaio de gestante, chá de revelação, newborn ou fotografia do parto. Também marque essas pessoas como melhores amigos, que o próprio facebook vai te enviar!

Quer ir mais longe? Cria um grupo de mães no facebook! Quando chegar lá por perto dos seis meses, já oferece o produto. Você ainda pode unir isso com outras estratégias, como a inversão de risco.

Depois de um certo tempo com uma média de 40 noivas por ano, você terá praticamente uma frequência de um ou dois ensaios por semana. Certamente isso vai te ajudar muito a manter o teu fluxo de caixa sadio.

Tanto a consultora como a cliente saem ganhando por simplesmente manter um bom relacionamento. Seja um facilitador. Isso ajuda seus clientes!

_______________________

Se você curtiu essa discussão e quer aprender mais sobre fotografia, nos acompanhe nas redes sociais e acesse ao fotologia.net, o melhor podcast para fotógrafos com conteúdo inteiramente gratuito para você!

fb.com/fotologiacast
Twitter.com/fotologiacast
fotologia.net