Fez faculdade de fotografia? Cursos presenciais ou online? Workshop? Já pensa que está pronto para trabalhar com foto?

Profissão x profissionalismo

Na verdade, quando você aprende as técnicas ao fazer os cursos, você está aprendendo a exercer uma profissão. Isso te torna apto a clicar, mas chegar a trabalhar efetivamente com fotografia é uma outra história. Primeiro, é preciso aprender a fazer algo, mas somente a experiência ensina como agir com profissionalismo para trabalhar.

Aprender a exercer é uma coisa, aprender a trabalhar é outra.

Trabalhar tem a ver com o cotidiano, com o que acontece na diária. Isso envolve toda uma questão de ética, de educação e de comportamento. Você vai precisar aprender a lidar com as pessoas para colocar o negócio para frente. E é preciso estar pronto a tomar algumas pancadas na cabeça para ser lapidado, essa é a jornada para trabalhar com algo.

Como conseguir ter profissionalismo?

O dia-a-dia é o que molda até algo ter profissionalismo. Quando você trabalha como fotógrafo, é preciso lidar com muita coisa que não foi falada na faculdade de fotografia. Além de precisar fotografar, você vai ter estresse, angústia, cliente que pega no pé e muitas outras coisas que nunca sequer foram citadas nos cursos.

O que fazer para trabalhar com foto?

Para isso, é preciso TBC (tirar a bunda da cadeira) e ir enfrentar o mercado. É através da experiência que se descobre como crescer. Enfim, a técnica é essencial, mas é a mão na massa que gera o profissionalismo. E é assim que se conquista o respeito do mercado. Esse é um caminho possível para todo mundo! Suba cada degrau no seu tempo, na certeza de que vai conseguir chegar ao ponto do profissionalismo.

Portanto, não se engane, aprender uma profissão e aprender a trabalhar com ela são coisas distintas. Mas se esforce e, além disso, saiba que você tem capacidade de conseguir. Em primeiro lugar, se mantenha focado no objetivo de trabalhar com foto! 😀

_______________________

Se você curtiu essa discussão e quer aprender mais sobre fotografia, nos acompanhe nas redes sociais e acesse ao fotologia.net, o melhor podcast para fotógrafos com conteúdo inteiramente gratuito para você!

fb.com/fotologiacast

instagram.com/fotologiacast
Twitter.com/fotologiacast
fotologia.net

vídeo sobre o assunto: