Sobre novelas e MARKETING DE CONTEÚDO

O marketing de conteúdo (ou marketing 4.0, como também é conhecido) está mudando o jeito de pensar e receber anúncios.

Outbound x Inbound

Antigamente, o marketing se resumia a grandes empresas de televisão, rádio e outdoors. Esse tipo de mídia era apenas para empresas grandes. É até cômico imaginar a propaganda de um fotógrafo no intervalo do Fantástico. Isso não faz muito sentido para fotógrafos porque seria um investimento altíssimo para alcançar milhões enquanto o público-alvo é 0,001% disso.

Então, o marketing antigamente era o seguinte: alguém produzia conteúdo e interrompia ele para mostrar algum produto. Normalmente, o conteúdo era uma novela, filme ou post em blog e raramente o anúncio era inserido dentro dele. Então, a reação do espectador era de não dar tanta atenção ao anúncio que estava interrompendo a programação.

As mudanças no mundo do marketing

Com o tempo algumas mudanças vieram. Desse modo, algumas empresas começaram a pensar em se tornarem as novelas e o conteúdo que as pessoas desejam consumir. Assim deixou de ser usado o outbound marketing para o inbound. Antes, o marketing era baseado em procurar o cliente através de uma interrupção; mas no inbound a ideia é que o cliente procure o conteúdo.

Através da internet ficou muito mais fácil fazer uso do inbound marketing! SEO, SEM e redes sociais são ferramentas extraordinárias para conseguir resultados ao produzia marketing de conteúdo.

De modo geral, as empresas disponibilizam artigos, vídeos e materiais relevantes em troca de informações para contato, como o e-mail. Com essa estratégia é possível aplicar o funil de vendas e fazer a empresa crescer! No Brasil, existem empresas como o Viver de Blog e a RD Station que trabalham muito bem e conseguem resultados extraordinários apenas fazendo uso do marketing de conteúdo.

Entretanto, é válido refletir que os anúncios em redes sociais funcionam como nas novelas, através de uma interrupção de conteúdo relevante.

Como o fotógrafo pode aplicar o marketing de conteúdo

São incontáveis as possibilidades de produção de conteúdo. Algumas sugestões é abordar temas como local de casamento, decoração, maquiagem para o casamento, dicas de cuidado com o bebê e brincadeiras para festas infantis. O marketing de conteúdo é feito de acordo com o público específico que o fotógrafo quer alcançar.

Outra dica valiosa é produzir conteúdo com a localização do seu público. Por exemplo, deixar um post com o tema “10 lugar incríveis para casar em Fortaleza” bem posicionado no Google é mais simples do que “10 lugares incríveis para casar”.

Então, pense no seu funil de vendas por completo e busque compreender a cabeça do seu cliente. Assim é possível resolver exatamente os problemas que ele tem antes mesmo dele comprar! Quando você ajuda o cliente, ele cria o mesmo vínculo que a vovó tem com a novela.

_______________________

Se você curtiu essa discussão e quer aprender mais sobre fotografia, nos acompanhe nas redes sociais e acesse ao fotologia.net, o melhor podcast para fotógrafos com conteúdo inteiramente gratuito para você!

fb.com/fotologiacast

instagram.com/fotologiacast

Twitter.com/fotologiacast

fotologia.net

vídeo sobre o assunto:

//www.fotologia.net" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen>

Assine: iTunes | Android | RSS

Compartilhe isso:

Envie o seu comentário

Últimos Podcasts