Aqui, na minha cidade, o mercado fotográfico é muito difícil”, “aqui é muito complicado, o mercado está prostituído, você não sabe o quanto cobram por fotos de um ensaio…” Você já ouviu ou falou isso? E acha que é só na sua cidade que isso acontece?!

O motivo de tanta gente no mercado fotográfico

Amigo, esse não é um movimento na sua cidade, mas algo que está acontecendo no Brasil todo. Quando o número de vagas no setor industrial começa a diminuir, a tendência é que as pessoas migrem para os serviços. Afinal, esse é um caminho mais simples para conseguir uma renda extra.

Nós também sabemos que a fotografia é algo legal de se fazer e, além disso, traz consigo um status bacana. Isso, automaticamente, traz várias pessoas apaixonadas pela fotografia para o mercado profissional.

Como lidar com isso?

Então, a nossa tendência é sempre reclamar da galera que está chegando e cobrando barato demais. Acontece que essa galera nova não sabe cobrar, nem entende direito dos custos necessários que se tem ao gerir uma empresa a médio e longo prazo. E se você, que é o fotógrafo mais velho, não ajuda a galera que está começando, eles não vão saber mesmo como cobrar.

O que eu posso fazer?

O Eduardo teve uma ideia muito bacana para ajudar a solucionar esse problema. Ele marcou um jantar com os fotógrafos de sua região, sendo eles antigos ou novos no mercado. Ele permitiu que todo mundo convidasse qualquer fotógrafo que conhecesse. Isso gerou uma média de 80 pessoas. Como toda essa galera foi, até mesmo desconto na pizzaria teve. E, antes do jantar, Eduardo deu uma palestra explicando o passo a passo dos custos até chegar ao custo médio da realidade da galera. Consequentemente, quando terminaram os cálculos, a galera ficou de queixo caído porque não tinha a menor ideia dos gastos. Afinal, lembre-se que eles não tiveram acesso a esse tipo de conhecimento, então é o papel de quem já está no mercado. O Eduardo também mostrou toda a tabela de preços para que tivessem uma base de como fazer.

Ao ajudar essas pessoas que estão chegando, assim como um dia você buscou entrar no mercado, essa galera vai ser eternamente grata a você! Hoje, o que Eduardo precisar, sabe que pode contar com essa galera. Ele ampliou o networking.

Não se assuste com as pessoas chegando no teu mercado, isso está acontecendo com centenas de profissões. E quanto mais a gente dividir conhecimento e se ajudar, melhor!

E você?! O que está fazendo para mudar essa realidade?

_______________________

Se você curtiu essa discussão e quer aprender mais sobre fotografia, nos acompanhe nas redes sociais e acesse ao fotologia.net, o melhor podcast para fotógrafos com conteúdo inteiramente gratuito para você!

fb.com/fotologiacast

instagram.com/fotologiacast
Twitter.com/fotologiacast
fotologia.net

vídeo sobre o assunto: