Quanto tempo e recurso você está investindo em marketing no seu negócio de fotografia?

Para começar a conversar sobre esse assunto, vamos fazer um exercício:

– Veja todos os dias da semana que você trabalha (5,6 ou 7);

– Conta todo esse tempo em horas;

– E veja quanto tempo para o marketing você está dedicando.

Veja só, observe quanto tempo você se dedica para fotografar, tratar, editar, aprender fotografia e quanto tempo para divulgação, busca de parcerias, novos projetos e enfim, tudo de marketing! Pois é, se você trabalha menos que 50% no marketing do teu negócio, provavelmente está com algo funcionando errado. Essa é uma dica dos grandes fotógrafos de sucesso.

Como conseguir tempo para marketing?

Como fazer isso tudo com tanto trabalho para editar, álbum para diagramar?

Primeiramente, todas essas atividades rotineiras, que estejam fora da tua zona de genialidade, são para ser delegadas. Por exemplo, editar umas 5 fotos de um casamento para um prêmio ou as 50 fotos para o site é algo normal e justificável, mas todo o tempo gasto na edição de edição das outras 900 fotos do casamento é outra história. É preciso rever isso com urgência! Afinal, você está perdendo seu tempo para marketing com coisas que outras pessoas poderiam fazer.

Investimento de tempo e capital

Outra questão que é necessário ver é o quanto que é investido em marketing, cursos e equipamentos. Segundo outra pesquisa já mostrada aqui, no Fotologia; já é comprovado que você deveria gastar 4x mais em treinamento do que em equipamento; e, desse valor do treinamento, pelo menos 50% investido em marketing.

E, hoje em dia, a divulgação é tão importante quanto a qualidade do produto.

A dica do Vanassi hoje é: abandonar essa rotina de trabalhos que não acrescentam em nada e investir em marketing. Isso vai fazer o teu negócio decolar!

Última dica do dia 😀

Consertou os horários e não está mais gastando tempo com as atividades rotineiras, o que fazer para detonar no marketing? Para começo de história, pelo menos 20% desse tempo disponível que você conseguiu liberar deve ser investido em aprender tudo sobre marketing. Por exemplo, você tem 24h na semana para trabalhar o branding, as próximas publicações e campanhas; desse tempo, pelo menos 4hs são para ser investidas em estudo.

Mais uma mega dica!

Quando você procura um cardiologista, você confiaria mais em um médico que aprendeu tudo em livros resumidos de R$ 30,00 ou um que fez a faculdade, especialização e é realmente dedicado para aquela área?

Não é só por termos o Vitamina V, mas os melhores treinamentos são aqueles que você vai precisar pagar por eles. Se você dedica 20% para aprender, não seria fantástico que esse tempo renda 3x ou 4x mais?! Então, a última dica é que você dedique: tempo, recurso e esforço para o marketing! Enfim, tempo para o marketing é o segredo para você chegar mais longe.

_______________________

Se você curtiu essa discussão e quer aprender mais sobre fotografia, nos acompanhe nas redes sociais e acesse ao fotologia.net, o melhor podcast para fotógrafos com conteúdo inteiramente gratuito para você!

fb.com/fotologiacast
Twitter.com/fotologiacast
fotologia.net

be[/embed]