URUGUAY - MELHOR MERCADO DE FOTOGRAFIA!?

Eu e minha família estamos numa viagem pelo Uruguai e podemos conhecer mais de perto a realidade daqui. Além disso, eu fiz umas pesquisas na Wikipédia sobre aqui. Descobri que o Uruguai tem o PIB 40x maior que o do Brasil, tem o melhor IDH da América Latina e um dos melhores do mundo, é o segundo país com menos corrupção da América Latina, tem um povo muito educado e, por serem descendentes de europeus, tem a cultura de consumir fotografia! Aparentemente, esse é o melhor mercado de fotografia do mundo e o que todo fotógrafo sonha, né?

O Uruguai tem o melhor mercado de fotografia que existe?

Tudo isso parece perfeito, né? Entretanto, todos os fatos apontam que o mercado uruguaio é exatamente o mesmo que o brasileiro! O que mais ouvimos de todos os fotógrafos que conversamos foi: a maior dificuldade é que o mercado está explodindo de fotógrafos “na minha cidade”. Até mesmo numa cidade como Montevidéu, com mais de 1 milhão de habitantes e renda per capita alta, a concorrência é grande e os preços muito baixos.

O melhor mercado do mundo de fotografia é o teu mercado! Em qualquer lugar você vai ter concorrência e dificuldade para trabalhar.  Entretanto, você pode agregar valor ao seu produto por onde estiver.

Por exemplo, imagina só começar a fotografar em Los Angeles. Dá para ter noção do quanto o público deve ser exigente? Sem dúvidas, a necessidade de ter os melhores equipamentos e técnicas deve ser enorme! Além de ser um mercado que é preciso estar em renovação e atualização constante.

O mercado brasileiro é tão ruim assim?

O mercado fotográfico brasileiro tem muito pouco de tudo. Mas nós conseguimos fazer muito mesmo sem grandes coisas. Comparado aos países desenvolvidos, a nossa concorrência é pequena. Nós sabemos que tem muitos fotógrafos na sua cidade, mas quantos são bons de verdade? Quantos têm um planejamento financeiro bem feito? Quantos têm um marketing organizado?

Por isso, eu não acredito que o melhor mercado de fotografia do mundo é num país desenvolvido como Uruguai. O melhor lugar é onde você pode trabalhar e tem as ferramentas para isso.

_______________________

Se você curtiu essa discussão e quer aprender mais sobre fotografia, nos acompanhe nas redes sociais e navegue no nosso site. Esse é o melhor podcast para fotógrafos e com conteúdo inteiramente gratuito para você!

Facebook | Instagram | Twitter

vídeo sobre o assunto:

//www.fotologia.net" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen>

Assine: iTunes | Android | RSS

Compartilhe isso:

Envie o seu comentário

Últimos Podcasts