VALE COPIAR? - Fotógrafo que copia fotógrafo

Para crescer com o negócio de foto vale a pena copiar ? Compensa mesmo ser um fotógrafo que copia fotógrafo?! Pois é, em algumas situações vale sim!

Copiar atitudes de outros profissionais do mercado é um assunto tratado com muita indiferença. Inclusive, dizem que bonito é se inspirar e feio é copiar. Mas vamos com calma para compreender bem, sem qualquer julgamento.

No mercado, existem práticas que são saudáveis para o desenvolvimento de um negócio e devem ser copiadas! Então, mas o questionamento seguinte é: o que deve ser copiado?

Seja o fotógrafo que copia fotógrafo de sucesso!

Observe o seu mercado e veja quem está dando certo – quem sempre tem clientes, cobra mais caro e está bombando! Caso não tenha pessoas assim na cidade, procure na região até achar o “cara de sucesso”. Depois de achar essa pessoa, veja como essa pessoa atende, como responde os clientes, que produtos está vendendo, condições de pagamento e até mesmo os estilos de ensaios. Após essa análise, é bem provável que algumas melhorias que precisam ser feitas fiquem mais claras; como, por exemplo, disponibilizar parcelamento por cartão de crédito.

Então, a finalidade disso não é “roubar” os clientes do fotógrafo de sucesso, mas buscar estratégias que funcionam para serem copiadas de acordo com a realidade de cada um.  Para deixar claro, isso não é sobre copiar uma foto, mas saber como lidar melhor com o mercado. Copiar uma atitude saudável é bom para o fotógrafo e para o mercado, já que será atendido os desejos dos clientes. Isso é honesto e bom para todos.

Entretanto, no mundo da fotografia, um dos problemas mais recorrentes é a cópia das pessoas erradas. Muita gente vê quem faz ensaio de R$ 150,00 com todas as fotos entregues e pensa que é preciso fazer o mesmo para continuar no mercado.

Enfim, não copie quem tem um negócio fraco, copie a pessoa certa! Se você copia o problema, você se torna parte do problema. Busque se nivelar com as pessoas que estão por cima e copie quem merece ser copiado, essas pessoas que vão te ajudar a levar o negócio mais longe!

_______________________

Se você curtiu essa discussão e quer aprender mais sobre fotografia, nos acompanhe nas redes sociais e acesse ao fotologia.net, o melhor podcast para fotógrafos com conteúdo inteiramente gratuito para você!

fb.com/fotologiacast

instagram.com/fotologiacast

Twitter.com/fotologiacast

fotologia.net

vídeo sobre o assunto:

//www.fotologia.net" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen>

Assine: iTunes | Android | RSS

Compartilhe isso:

Envie o seu comentário

Últimos Podcasts