O teu cliente precisa de um bom motivo para comprar foto?! Acreditamos que o que ele precisa é de uma boa risada! 😀

Venda fotos por emoção

Uma das leis do  processo de venda fala que a emoção motiva a compra e a razão justifica, depois. A razão serve para justificar para si e para as outras pessoas o motivo do que foi feito.

A maioria das compras feitas por impulso são dominadas pela emoção, mas as vendas planejadas e complexas também são influenciadas pela emoção, não só pela razão. Muitas vezes, escolhemos o que nos faz sentir melhor, não só o que tem mais argumentos lógicos.

Na venda de algo na fotografia, os argumentos lógicos são colocados por quem vende e por quem compra para justificar o negócio depois de feito.

Como aplicar isso?

O Studio do Gustavo tem um grande fluxo de vendas de books fotográficos. Nessa situação, foram feitos alguns testes de vendas (argumentos a serem utilizados). A conclusão foi que os resultados eram muito melhores quando havia uma conexão com o cliente e, consequentemente,  agradava de uma forma emocional.

Por exemplo, ao invés de vender as fotos de uma gestante apenas só mostrando as fotos e como ficou ela ficou linda, busque conversar sobre o bebê, sobre a expectativa da chegada, o nome, a decoração do quarto. Faça a cliente se imaginar com a criança e, na hora de mostrar as fotos, não fale só de como ela ficou bonita. Mas fale sobre como é importante ter essas fotos para mostrar para o bebê quando ele crescer. Faça a mãe sentir que as fotos são importantes tanto para ela e para o bebê. Fale em como será quando o bebê (pelo nome) tiver filhos e for mostrar essas fotos para os netos as fotos da avó gestante.

Conte histórias!

Quando você faz uma conexão emocional, as chances de converter a venda são muito maiores! Portanto, o cliente começará a dar mais valor para o que você está oferecendo. A mesma coisa acontece para debutante, para a mãe da debutante, para os casais, assim como para ensaios de família e por aí vai! Isso vale para qualquer área.

Não foque nos argumentos racionais do seu produto, para vender foto é preciso que você se conecte com o cliente através dos argumentos emocionais. Acima de tudo, aprenda a se conectar com o que as pessoas sentem.

Gostou do exemplo da gestante? Se você gostou, é provável que você sentiu empatia por ela. Então, imagina o valor disso para a mamãe que está gestando!

Enfim, conecte-se, fale do que importa, aprenda a mexer com o coração das pessoas. Depois nos conta se aplicou ou se tem alguma história emocionante sobre isso.

Não esquece de contar histórias, ok?! Isso facilita muito a conexão!

_______________________

Se você curtiu essa discussão e quer aprender mais sobre fotografia, nos acompanhe nas redes sociais e acesse ao fotologia.net, o melhor podcast para fotógrafos com conteúdo inteiramente gratuito para você!

fb.com/fotologiacast

instagram.com/fotologiacast
Twitter.com/fotologiacast
fotologia.net

vídeo sobre o assunto: