VENDER NÃO É UM DOM

Saber vender não é um dom, mas um processo! Muita gente mistifica a venda e dá a desculpa de não vender por não ter “o jeito”.

Por que vender não é um dom?

A venda é um processo que vai além do convencimento do cliente a comprar um produto, mas que começa desde a prospecção. Para isso é preciso ter disciplina, métodos, métricas e objetivos.

Disciplina

A disciplina é necessária porque é preciso se preocupar com vendas todos os dias! Muitos fotógrafos pensam que só se deve preocupar com vendas quando a agenda está vazia, mas é preciso procurar vender algum serviço ou produto todos os dias!

Por exemplo, se você é um fotógrafo de parto e tem parceria com o obstetra, deve-se manter a parceria e fazer com que ela funcione sempre. Então, dentro das atividades semanais é necessário ter um tempo para entrar em contato com a secretária para saber se está tudo certo, se tem fotos de todas as crianças no mural e etc.

Se você tem anúncios rodando no Facebook, também é preciso se dedicar para a manutenção dos mesmos. É importante que as imagens, público e textos sejam sempre aperfeiçoados para ter melhor resultado.

Para conseguir fazer isso é preciso ter tempo dedicado para vendas! Então, quanto tempo você tem dedicado para as vendas por dia? (exatamente, por dia! não por semana ou muito menos por mês).

Sem vendas não existe empresa, nada mais funciona! Uma sugestão é que você invista pelo menos 2 horas por dias apenas para vendas.

Métricas

Para o processo funcionar é preciso ter métricas e números. Apenas com números se sabe os resultados semanais, quais parcerias funcionam bem e o que deve ser investido. Desse modo é possível corrigir e melhorar as estratégias!

Metas

Vendas sem metas não funcionam. Por isso a meta deve ser clara e objetiva. Por exemplo, se você determina uma meta de 3 casamentos por mês, será preciso executar ações para alcançar a meta. A partir da meta é possível listar o que é necessário fazer para alcançar a meta.

As metas existem para serem cumpridas! Então, não coloque elas dentro da gaveta.

Objetivo

Nada de vendas funciona se a fotografia não for legal. Por isso, estude muito e tenha o objetivo de evoluir sempre na fotografia. Pense bem o quanto você tem investido em estudos e qual foi a última vez que fez algum curso específico de fotografia.

Enfim, vender não é um dom, mas métodos e processos! Então, use esses quatro elementos para fazer o teu negócio funcionar!

_______________________

Se você curtiu essa discussão e quer aprender mais sobre fotografia, nos acompanhe nas redes sociais e acesse ao fotologia.net, o melhor podcast para fotógrafos com conteúdo inteiramente gratuito para você!

fb.com/fotologiacast

instagram.com/fotologiacast

Twitter.com/fotologiacast

fotologia.net

vídeo sobre o assunto:

//www.fotologia.net" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen>

Assine: iTunes | Android | RSS

Compartilhe isso:

Envie o seu comentário

Últimos Podcasts